Santos venceu apenas o São Paulo dos seus rivais em 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O Santos volta a disputar um clássico neste domingo (21), quando enfrenta o São Paulo, às 20h30, na Vila Belmiro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda busca encerrar uma série incômoda contra os rivais paulistas em 2025.
Até aqui, o Peixe soma seis clássicos na temporada, com cinco derrotas e apenas uma vitória. O único triunfo aconteceu no dia 1º de fevereiro, justamente contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, quando venceu por 3 a 1 na Vila Belmiro. Antes disso, havia perdido para o Palmeiras, no fim de janeiro, também em casa, por 2 a 1.
Depois da vitória sobre o Tricolor, a sequência foi negativa: três derrotas para o Corinthians, todas na Neo Química Arena (duas pelo Paulista e uma pelo Brasileiro), além do revés no Morumbis para o São Paulo, no primeiro turno do Nacional. Ao todo, são quatro derrotas seguidas em clássicos.
Outro ponto marcante é a ausência de Neymar na maioria desses jogos. O atacante esteve presente apenas uma vez: na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista. No primeiro clássico contra o Palmeiras, o camisa 10 estava em fase final de negociação com o Santos, enquanto no jogo seguinte, contra o São Paulo, foi no dia seguinte à sua apresentação oficial. Já na semifinal do Paulista, além das partidas contra Corinthians e São Paulo pelo Brasileiro, Neymar ficou de fora por causa de lesões.
Agora, mais de sete meses após o último triunfo em clássico, o Santos reencontra justamente o único rival que derrotou em 2025. O clássico contra o Palmeiras pelo Brasileirão, válido pelo primeiro turno, ainda não tem nova data definida.
Fonte: Placar