Entre os muitos tesouros agora em exposição no recém-inaugurado David Bowie Centre em Londres está uma carta que Lady Gaga escreveu ao lendário músico no início dos anos 2010.
A breve nota não tinha data, mas provavelmente foi enviada no final de 2012 ou início de 2013. Gaga menciona ter recebido uma “cópia antecipada” do novo álbum de Bowie, e depois diz que estava finalizando seu próprio álbum, Artpop, que acabou sendo lançado em novembro de 2013. O álbum de Bowie que Gaga recebeu provavelmente foi The Next Day, que chegou em março de 2013.
Gaga disse a Bowie que foi “verdadeiramente uma honra” receber o álbum, acrescentando: “Eu chorei, na verdade, ouvindo cada canção. Como ele sabe que eu existo? Sinto como se toda a minha carreira tenha sido um apelo artístico para que você me notasse”.
Depois de contar a Bowie que estava finalizando Artpop, ela disse a ele que estava “em Nova York e ficaria grata e honrada em conhecê-lo”. A carta é assinada “Amor + Arte, Gaga”.
A letter Lady Gaga wrote to David Bowie is now on display at the V&A Museum in London:
“Dear David Bowie,
It was truly an honor to receive an advanced copy of your album. I cried, in fact, listening to each song. How does he know I exist?
I feel as though my entire career has… pic.twitter.com/hyiwPo2JrS— LⱯDY GⱯGⱯ NOW🪞 (@ladygaganownet) September 14, 2025
Embora Gaga e Bowie nunca tenham se encontrado, ela revelou mais tarde que eles mantinham uma correspondência. Após a morte de Bowie em 2016, Gaga liderou uma homenagem ao falecido músico no Grammy Awards, apresentando um medley que incluía “Space Oddity”, “Fashion”, “Let’s Dance”, “Rebel Rebel” e “Heroes”.
Na mesma época, em uma conversa com a NPR, Gaga falou sobre a influência de Bowie, dizendo que ele a apresentou a “um estilo de vida de total imersão em música, moda, arte e tecnologia”. Ao recordar a experiência transformadora de ter conhecido o álbum Aladdin Sane, ela disse: “Esse foi apenas o começo do meu nascimento artístico”.
O David Bowie Centre foi inaugurado no último fim de semana no Victoria and Albert East Storehouse, em Londres. A coleção exibe um tesouro de peças do arquivo de Bowie, incluindo notas descobertas recentemente para um musical ambientado no século 18, no qual o músico estava trabalhando antes de sua morte.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Jon Blistein, no dia 15 de setembro de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Por que mortes de Ozzy e David Bowie foram parecidas, segundo Josh Homme
+++ LEIA MAIS: Kate Moss explora a metamorfose criativa de David Bowie em novo podcast
Fonte: rollingstone.com.br