PUBLICIDADE

O músico que conseguiu entrar para os Ramones direto da prisão


Vale a pena ser um desertor para viver o sonho rock ‘n’ roll. Aparentemente, é o que prova CJ Ramone, baixista da banda ícone do punk que entrou para o grupo no final da década de 1980 de um jeito nada convencional.

Bem, em partes. Foi por meio de audições que ele foi testado e escolhido para a função. Até aí, tudo normal. Mas o músico teve que ir para a prisão por causa disso.

Christopher Joseph Ward tinha 24 anos em 1989 quando os Ramones tiveram que substituir Dee Dee Ramone, que era o principal compositor da banda e a deixou. O grupo começou a testar opções e, como contou CJ à Guitar World, ele deu um jeito de aparecer para as audições.

“Eu tinha um amigo que tocava numa banda com o irmão do Joey (Ramone). Ele me ligou e disse: ‘Os Ramones estão fazendo audições abertas para um baixista’. Eu estava na Marinha na época, o que tornou tudo um pouco complicado, mas fui àquela audição aberta.”

C.J. Ramone em 1996 (Foto: Jim Steinfeldt/Michael Ochs Archives/Getty Images)

CJ contou na entrevista que estava relaxado para os testes, já que o fato de estar na corporação lhe tirava a pressão. Ele simplesmente não criou expectativa de entrar para a banda naquele momento.

O baixista relembra:

“Aprendi algumas músicas rapidinho, fui para a audição e foi bem simples. Entrei, me apresentei e, sendo realista, como eu estava no Corpo de Fuzileiros Navais, não tinha nenhuma expectativa de conseguir, o que me deixou ainda mais tranquilo.”

Mas a coisa começou a mudar:

“Em algum momento, percebi que ia conseguir porque estava chegando cedo e ficando até mais tarde, e percebi que não estava vendo ninguém duas vezes, e que a maioria desses caras não estava recebendo retorno.”

Como continuou indo às audições, CJ até percebeu que poderia ser escolhido para os Ramones e decidiu comunicar à corporação. Deu ruim:

“Naquela época, eu era um desertor do Corpo de Fuzileiros Navais. Eles estavam esperando que eu decidisse o que faria, então liguei de volta para a base quando percebi que poderia passar no teste. Eles mandaram a polícia, vieram me pegar e me levaram para a cadeia.”

CJ descreve o caminho que percorreu até ser encontrado pelos Ramones:

“Primeiro, fui para Fort Hamilton, no Brooklyn. Depois, fui transferido para a base naval na Filadélfia. De lá, fui para Quantico, Virgínia, e foi aí que a banda me encontrou.”

Na Virgínia, CJ recebeu uma ligação. Era Johnny Ramone:

“Eu disse: ‘Johnny, escuta… me desculpe mesmo. Eu deveria ter te contado o que estava acontecendo. Peço desculpas’. Ele disse: ‘Bem, o que está acontecendo?’ Eu disse: ‘Vou ficar aqui por alguns meses, e depois eles vão me liberar’. Ele respondeu: ‘Tudo bem. Cumpra a sua pena. Quando sair, você tem um emprego’.”

CJ Ramone nos Ramones

CJ Ramone foi baixista dos Ramones de 1989 até 1996, ano do fim das atividades. Seu primeiro álbum com o grupo foi Mondo Bizarro (1992). Na carreira solo, sempre mesclou sua produção autoral com o repertório da banda punk que integrou… após sair da prisão.

+++ LEIA MAIS: O produtor armado que teria feito os Ramones de reféns em gravação de álbum
+++ LEIA MAIS: Por que Green Day é mais influente que Ramones, segundo Billy Corgan
+++ LEIA MAIS: CJ Ramone relembra como estragou primeiro show que fez com os Ramones



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE