*Texto por Jon Blistein, Rolling Stone EUA / O Twisted Sister se reunirá no próximo ano para celebrar seu 50º aniversário, mas estará sem o baixista de longa data Mark Mendoza.
Apesar do grande anúncio, o grupo não compartilhou detalhes importantes sobre a turnê, como quando ela acontecerá e quais cidades a banda visitará. Será a primeira turnê desde 2016, quando embarcaram no que deveria ser sua despedida, 40 and F#ck It. Desde então, a banda só se reuniu uma vez, em 2023, para comemorar sua entrada no Hall da Fama do Heavy Metal.
Embora o Twisted Sister tenha passado por inúmeras mudanças na formação ao longo dos anos, a turnê de reunião de 2026 contará com os três membros principais: o vocalista Dee Snider, o guitarrista fundador (e membro mais antigo) Jay Jay French e o guitarrista de longa data Eddie Ojeda.
Na bateria estará Joe Franco, que tocou brevemente com eles em meados dos anos 80 e participou do álbum Love is for Suckers (1987). O baterista mais recente havia sido Mike Portnoy, que substituiu o membro de longa data A.J. Pero após sua morte em 2015 e também no show do Hall da Fama do Heavy Metal de 2023.
Mas a ausência de Mendoza no baixo é, sem dúvida, a mudança mais notória na formação do Twisted Sister. Ele se juntou à banda em 1978 e fez parte do auge da banda nos anos 1980, bem como de sua trajetória durante os anos 2000, que culminou com a turnê de despedida em 2016. Ele também tocou no show do Hall da Fama do Heavy Metal de 2023.
French, em um comunicado à Rolling Stone, declarou:
“Eu, Dee e Eddie tocamos como Twisted Sister há quase 50 anos com 10 baixistas e bateristas diferentes. A banda nunca discutiu mudança de formação antes e não tem intenção de fazê-lo agora. Basta dizer que quase todas as bandas com 50 anos de história passaram por mudança de formação como consequência do tempo. Desejamos sucesso a Mark em seus futuros empreendimentos.”
Um representante de Mendoza não retornou imediatamente o pedido de comentário da Rolling Stone.
A turnê de reunião do Twisted Sister contará com Russell Pzütto no baixo. Pzütto já tocou com o grupo no passado e também fez parte das bandas em turnê dos projetos solo de Snider.
Além do show único em 2023, o Twisted Sister manteve-se firme em sua política de não realizar mais reuniões. Todavia, Dee Snider admitiu durante uma aparição em um podcast no ano passado que a opinião da banda sobre o assunto estava mudando.
Em um comunicado anunciando a turnê, ele proclamou:
“Se você tem a sorte de estar em uma banda que as pessoas ainda querem ver depois de cinquenta anos(!), como não atender ao chamado? Em 2026, o Twisted F#cking Sister subirá aos palcos do mundo todo porque ainda queremos rock!”
French acrescentou:
“Desde 2 de fevereiro de 1976, em um pequeno bar chamado The Turtleneck Inn em Hunter Mountain, Nova York, Dee Snider, Eddie Ojeda e eu nos chamamos de Twisted Sister e permanecemos lado a lado por quase cinco décadas, passando por inúmeras mudanças de pessoal e milhares de apresentações. Temos orgulho de celebrar um marco que antes parecia impensável: um aniversário de 50 anos! Criamos um legado musical e performático que inspirou e continuará a inspirar milhões de fãs ao redor do mundo. Twisted Forever, Forever Twisted!”
- dee snider
- twisted sister
Fonte: rollingstone.com.br