Uma mudança de última hora agitou o lineup do The Town 2025: sai Sex Pistols, entra Bad Religion. A alteração foi anunciada na terça-feira, 2, faltando apenas quatro dias para o início do festival e cinco para o show em questão, marcado para domingo, 7.
Desta forma, o Bad Religion retorna ao Brasil de “supetão” e menos de dois anos após a última passagem, que havia sido no Primavera Sound de 2023.
Então, o que esperar da apresentação da banda punk californiana em São Paulo? A Rolling Stone Brasil traz algumas pistas. Confira:
Momento atual do Bad Religion
O Bad Religion não lança um disco novo desde Age of Unreason, de 2019. Portanto, a banda não tem um trabalho recente para divulgar, tampouco está comemorando aniversário de algum álbum específico. Isso permite ao repertório passear por todas as fases da carreira.
O grupo esteve em turnê recentemente com o Dropkick Murphys. A Summer of Discontent Tour contou com 18 datas, entre julho e agosto, nos Estados Unidos. O que se viu em termos de setlist foi justamente um apanhado geral na discografia, que conta com 17 álbuns de estúdio.
Setlist do Bad Religion
No total, 12 discos foram contemplados no repertório, que contou quase sempre com 24 músicas distribuídas em 1 hora e 15 minutos de show. Essa deve ser também a duração da apresentação do Bad Religion no The Town.
Os álbuns mais prestigiados foram: No Control (1989), Against the Grain (1990) e Recipe for Hate (1993), cada um contribuindo com três músicas no repertório.
O sexteto encabeçado pelo vocalista Greg Graffin toca desde canções antigas, como “Fuck Armageddon… This Is Hell” e “We’re Only Gonna Die”, do disco de estreia How Could Hell Be Any Worse? (1982), até “Candidate” e “My Sanity”, do já citado Age of Unreason, lançado em 2019.
Clássicos como “You Are (the Government)”, na porção inicial do show, e o hit “American Jesus”, responsável pelo encerramento, prometem deixar a apresentação intensa do começo ao fim.
Veja o provável setlist (sim, com muitas músicas, pois são curtas e o grupo deve ter pouco mais de uma hora de show):
- Recipe for Hate
- Supersonic
- You Are (the Government)
- Candidate
- No Control
- Struck a Nerve
- New Dark Ages
- Modern Man
- My Sanity
- I Want to Conquer the World
- Fuck Armageddon… This Is Hell
- Fields of Mars
- Do What You Want
- True North
- Atomic Garden
- We’re Only Gonna Die
- Generator
- You
- 21st Century (Digital Boy)
- Infected
- Cease
- Anesthesia
- Sorrow
- American Jesus
Visitas ao Brasil
Esta será a 13ª passagem do Bad Religion pelo Brasil – a primeira foi em 1996. Ao todo, foram 37 shows no país até então, incluindo cidades como Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza, dentre outras. A recordista, é São Paulo, que já recebeu 14 abresentações dos americanos.
Na visita mais recente, o Bad Religion tocou no mesmo dia do The Cure, que voltava ao Brasil depois de 10 anos e encerrou a edição de 2023 do Primavera Sound.
No The Town 2025, a banda vai tocar no Palco Skyline, o principal do evento, em uma noite repleta de atrações punk. Antes do Bad Religion, Iggy Pop se apresenta no Palco The One; e depois o Green Day terá a missão de fechar a programação do domingo.
Agenda para 2025
Neste ano, o Bad Religion tem apenas mais três shows agendados, todos nos Estados Unidos: em Chicago, Worcester e Las Vegas, entre o fim de setembro e meados de outubro.
+++ LEIA MAIS: A contradição do The Town ao anunciar cancelamento de show do Sex Pistols
+++ LEIA MAIS: O que esperar do show de Travis Scott no The Town 2025: Setlist, ‘FE!N’ e mais
+++ LEIA MAIS: 12 shows internacionais de rock e metal no Brasil em setembro de 2025
Fonte: rollingstone.com.br