PUBLICIDADE

Trump tira Comando Espacial do Colorado devido a voto por correio


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (2) a transferência da sede do Comando Espacial dos Estados Unidos do estado do Colorado para o Alabama, revertendo uma decisão do antecessor Joe Biden.

Segundo informações da emissora CNN, Trump disse que um “fator importante” que influenciou esta decisão foi o fato de o Colorado permitir votação por correio, à qual os republicanos se opõem.

“Estou emocionado em informar que a sede do Comando Espacial dos EUA será transferida para um belo local chamado Huntsville, Alabama, que será conhecida para sempre como Rocket City [Cidade dos Foguetes]”, afirmou Trump na Casa Branca.

“Quero agradecer ao Colorado. O problema que eu tenho com o Colorado, um dos grandes problemas, é que eles têm votação por correio. Então, eles automaticamente têm eleições corruptas. E não podemos permitir isso”, disse o presidente americano. “Isso foi um fator importante [na decisão da transferência].”

A entidade da Força Espacial dos Estados Unidos (USSF, na sigla em inglês) foi criada em 2019 para operar e proteger o domínio espacial americano.

Oficiais de alto escalão da Força Aérea recomendaram à primeira gestão Trump (2017-2021) que transferisse a sede do Comando Espacial para a cidade do Alabama, sede do Centro Marshall de Voos Espaciais da Nasa e importante centro para contratantes de defesa.

Porém, um relatório de 2022 do Escritório de Prestação de Contas do Governo (GAO) afirmou que o processo de tomada de decisões da Força Aérea tinha “deficiências significativas em sua transparência e credibilidade”.

Em 2023, o sucessor de Trump, Joe Biden, optou por seguir o conselho do então chefe do comando, a favor de que o Comando Espacial permanecesse no Colorado (um estado que tradicionalmente vota nos democratas), o que gerou indignação entre deputados do Alabama (um estado republicano).

Atualmente, o Comando Espacial opera provisoriamente a partir da Base da Força Espacial Peterson em Colorado Springs e emprega cerca de 1,7 mil pessoas, de acordo com registros oficiais.

Trump afirmou nesta terça-feira que a transferência para o Alabama criará mais de 30 mil empregos no estado.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE