PUBLICIDADE

Coreia do Norte enviará mais 6 mil soldados para apoiar a Rússia


Autoridades da Coreia do Sul afirmaram nesta terça-feira (2) que o regime de Kim Jong-un está preparando o envio de mais 6 mil soldados para apoiar a Rússia na guerra contra a Ucrânia. O anúncio foi feito pelo Serviço Nacional de Inteligência (NIS), no mesmo dia em que o líder norte-coreano chegou a Pequim para assistir a um desfile militar, onde deve se encontrar também com Vladimir Putin.

Segundo informações repassadas a parlamentares em uma reunião a portas fechadas, cerca de mil norte-coreanos já teriam desembarcado na Rússia.

“Pyongyang enviou até a data de hoje cerca de 15 mil efetivos a Rússia”, disse o NIS, de acordo com o relato de deputados do governista Partido Democrático (PD) e do opositor Partido do Poder Popular (PPP).

O número de militares previstos coincide com declarações feitas em junho pelo secretário do Conselho de Segurança russo, Serguei Shoigu, que havia mencionado a chegada de cinco mil soldados de construção e mil engenheiros para atuar na região de Kursk.

De acordo com estimativas do Exército sul-coreano, a Coreia do Norte já enviou duas grandes levas de combatentes: mais de dez mil em outubro de 2024 e cerca de três mil entre janeiro e fevereiro de 2025. A nova mobilização seria, portanto, o terceiro contingente.

As perdas também aumentaram de forma significativa. Em abril, a inteligência de Seul falava em cerca de 600 mortos. Agora, o NIS revisou os números para cima, indicando que cerca de dois mil norte-coreanos já foram mortos no front, entre um total de 4.700 baixas.

Segundo a emissora americana CNN, fontes ucranianas anônimas afirmaram que a Coreia do Norte planeja enviar entre 25 mil e 30 mil soldados adicionais para apoiar a Rússia nos próximos meses.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE