Escobar voltou a ser titular, mas foi mal (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
Depois de ser humilhado pelo Vasco em pleno Morumbi lotado, o Santos voltou a campo neste domingo (24) para encarar o Bahia, em Salvador, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, sob nova (e provisória) direção, mas sofreu nova derrota: 2 a 0.
Matheus Bachi, agora auxiliar fixo da comissão técnica alvinegra, comandou o time no lugar do demitido Cleber Xavier, já que Juan Pablo Vojvoda, novo treinador da equipe da Baixada, fará sua estreia apenas diante do Fluminense.
Em campo, porém, pouca coisa mudou. Mesmo com dois volantes marcadores de origem (Schmidt e Rincón), o Santos marcou com “distanciamento social” e, assim, levou um gol de Luciano Juba logo aos 12 minutos. Na etapa final, em nova falha de marcação, Lucho Rodríguez fez 2 a 0 e decretou o resultado final: 2 a 0 Bahia.
No próximo fim de semana o Peixe terá a volta de Neymar e a estreia do técnico Juan Pablo Vojvoda. Ambos serão as grandes novidades da equipe para receber o Fluminense, no domingo (31), 16 horas (de Brasília), na Vila Belmiro.
O jogo
Sem João Basso e William Arão, em transição física, Guilherme, que pediu para não jogar, Gil, que está de saída do clube, Zé Rafael, que sentiu dores no último treino e, claro, Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o Santos começou o jogo cauteloso, e com os mesmos erros das rodadas anteriores.
Não demorou muito e o Bahia abriu o placar. Aos 12 minutos, Luciano Juba recebeu com liberdade, avançou e bateu forte, antes da chegada de Mike, sem chances para Gabriel Brazão: 1 a 0.
O Bahia seguiu mandando no jogo e, antes da descida para o vestiário, o Santos acertou seu primeiro chute a gol somente aos 36 minutos, após contra-ataque iniciado por Tiquinho Soares, que terminou com chute fraco de Rollheiser, para fácil defesa de Ronaldo.
2º tempo
O Santos voltou rigorosamente igual para a etapa final e, com a mesma escalação, o que se viu em campo foi a triste repetição dos primeiros 45 minutos de jogo: um time com pouca pegada na marcação e quase nenhuma inspiração ofensiva.
O cenário poderia ter melhorado aos 11 minutos, depois que Matheus Bachi sacou Bontempo (um dos menos piores do primeiro tempo) para a entrada do paraguaio Caballero. Mas, na prática, quase nada se alterou.
O Bahia seguiu melhor e, aos 15 minutos, depois de mais uma assistência de Éverton Ribeiro, Lucho Rodríguez ganhou de Luisão na corrida e definiu o placar: 2 a 0 e três pontos garantidos.
O Santos ainda teve um pênalti claro não marcado mesmo com o auxílio do VAR, e voltou para casa amargando mais uma derrota na competição.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 2 X 0 SANTOS
Competição: Campeonato Brasileiro (21ª rodada)
Data e hora: 24 de agosto de 2025, às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Casas de Apostas Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Michael Stanislau (RS) e Maurício Coelho Silva Penna (RS)
Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Cartões amarelos: Ademir, Acevedo (Bahia), Rollheiser (Santos)
GOLS: Luciano Juba ( 1 x 0), aos 12 minutos do 1º tempo; Lucho Rodríguez (2 x 0), aos 15 minutos do 2º tempo
BAHIA: Ronaldo; Santi Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor); Ademir (Cauly), Kayky (Tiago) e Willian José (Lucho Rodríguez). Técnico: Rogério Ceni
SANTOS: Gabriel Brazão; Mayke (Igor Vinícius), Luisão, Luan Peres e Escobar (Souza); Tomás Rincón, Gabriel Bontempo (Caballero), Schmidt (Hyan) e Rollheiser; Barreal e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Matheus Bachi
Fonte: Placar