PUBLICIDADE

Fábio bate recorde mundial de jogos oficiais; veja os números


O goleiro Fábio entrou para a história mais uma vez, nesta terça-feira, 20, e bateu o recorde mundial de mais jogos oficiais disputados no futebol. Em vitória e classificação do Fluminense na Sul-Americana, o brasileiro alcançou a marca de 1.391 partidas e ultrapassou o inglês Peter Shilton. Em 2023, Fábio contou com exclusividade à PLACAR o segredo de sua longevidade.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Aos 43 anos, Fábio segue fazendo história. O goleiro brasileiro perseguia o recorde de Peter Shilton e superou na vitória do Fluminense contra o América de Cali. Agora recordista mundial, Fábio tem o inglês logo atrás, seguido por Cristiano Ronaldo (em atividade), Rogério Ceni e Frantisek Planicka.

“É claro que você precisa querer pagar um preço, ter a humildade de saber que necessita evoluir diariamente, se observar, escutar onde pode melhorar. Sou muito focado em melhorar meus treinamentos porque se tiver o hábito de fazer bem feito, dentro dos jogos vou ter menos dificuldades. E a minha fé é a base de tudo porque me concede saúde. As lesões atrapalham muito e, graças a Deus, tive poucas na carreira”.

A explicação acima foi dada por Fábio em entrevista exclusiva à PLACAR na edição 1502, de agosto de 2023. À época, o goleiro ainda mirava títulos com o Fluminense – que viriam com a Copa Libertadores daquele ano.

Ao ser questionado sobre sua longevidade, Fábio ainda completou: “O dinheiro, apenas o dinheiro, não pode ser o alimento para manter a rotina, nem lidar com as cobranças. Tem que querer muito, amar muito e ter prazer de acordar para vir ao CT vestir a camisa do clube. Prazer para fazer de novo, de novo e de novo, independentemente do resultado. É algo que o dinheiro não pode motivar. Se for só o financeiro chega uma hora que o cara entra no carro e diz chega”.

Fábio iniciou a carreira no União Bandeirante, interior do Paraná, onde realizou 30 jogos como profissional.  Foi campeão sul-americano sub-17 pela seleção brasileira e, ainda pelo clube paranaense, disputou a 18ª edição da Dallas Cup, em 1997, onde acabou flagrado pelo nosso fotógrafo Alexandre Battibugli.

Mais tarde, Fábio vestiu a camisa do Vasco da Gama, em 150 jogos, antes de se transferir para o Cruzeiro. Foi na equipe mineira que o goleiro passou a maior parte da carreira – foram 976 jogos, recorde pelo Cabuloso. Em meio a crise celeste, Fábio teve uma saída polêmica, com discordâncias nos bastidores do Cruzeiro, e precisou se reinventar no Fluminense. Aprendeu a jogar com os pés no melhor estilo de Fernando Diniz e conquistou a América, campeão da Libertadores em 2023 e agora 235 jogos pelo Tricolor.

Em 1997: aos 16 anos, durante a Dallas Cup pelo União Bandeirante, do Paraná - Alexandre Battibugli/Placar

Em 1997: aos 16 anos, durante a Dallas Cup pelo União Bandeirante, do Paraná – Alexandre Battibugli/Placar

Jogadores com mais jogos na história do futebol

1) Fábio (goleiro): 1391 partidas
2) Peter Shilton (goleiro): 1390 partidas
3) Cristiano Ronaldo (atacante): 1283 partidas
4) Rogério Ceni (goleiro): 1265 partidas
5) Frantisek Planicka (goleiro): 1187 partidas

Outros recordes do goleiro Fábio

Jogador mais velho a jogar o Brasileirão (44 anos, 10 meses e 17 dias)

Jogador mais velho a jogar pelo Fluminense (44 anos, 10 meses e 20 dias)

Jogador mais velho a ser campeão pelo Fluminense (43 anos, 4 meses e 30 dias)

Jogador mais velho a ser campeão da Libertadores (43 anos, 1 mês e 5 dias)

Jogador com mais jogos pela história do Cruzeiro (976 jogos)

Os títulos conquistados por Fábio

1x Campeonato Sul-Americano sub-17 (Brasil)
1x Copa do Mundo sub-17 (Brasil)
1x Copa América (Brasil)
1x Campeonato Paranaense (Athletico-PR)
1x Copa Mercosul (Vasco)
3x Campeonato Brasileiro (Vasco e Cruzeiro)
3x Campeonato Carioca (Vasco e Fluminense)
3x Copa do Brasil (Cruzeiro)
7x Campeonato Mineiro (Cruzeiro)
2x Taça Guanabara (Fluminense)
1x Copa Libertadores (Fluminense)
1x Recopa Sul-Americana (Fluminense)

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.





Fonte: Agência Brasil

Leia mais

PUBLICIDADE