PUBLICIDADE

EUA prendem 465 na 1ª semana de controle em Washington


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira (19) que prendeu 465 pessoas em Washington D.C. desde que assumiu o controle da Polícia da capital há uma semana, como parte de uma campanha contra o crime promovida pelo presidente Donald Trump.

“Desde o início de nossa missão, houve um total de 465 detenções, 68 armas apreendidas e várias acusações apresentadas por homicídio, crimes relacionados a narcóticos e armas de fogo”, detalhou a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, designada pelo republicano para supervisionar o controle federal das forças da ordem na cidade.

Segundo Bondi, na noite de ontem (18) foram realizadas 52 prisões, entre elas a de um membro do grupo criminoso Mara Salvatrucha (MS-13), e nove armas de fogo foram retiradas das ruas.

“Quase metade dessas detenções ocorreu nas áreas de maior criminalidade de Washington D.C. Tanto moradores quanto turistas valorizam o esforço extraordinário de nossas forças policiais na capital e em nível federal”, acrescentou.

Trump declarou “Emergência de Segurança Pública” e assumiu o controle da Polícia de Washington no último dia 11 de agosto, quando também anunciou o posicionamento de cerca de 800 homens da Guarda Nacional da capital, amparado por uma cláusula da Lei de Autonomia que regula a autogestão do Distrito de Columbia desde 1973.

Desde então, a capital americana tem visto um aumento exponencial na presença de membros de agências federais como FBI, DEA e Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE).

Cerca de 900 homens da Guarda Nacional dos estados de Virgínia Ocidental, Ohio, Mississippi e Carolina do Sul chegarão nos próximos dias para reforçar a operação federal, conforme anunciaram os governadores desses entes federais.

De acordo com o presidente americano, as ações são necessárias devido à “onda de crimes” que assola a cidade. Por outro lado, as afirmações do republicano foram rejeitadas pela prefeita Muriel Bowser, do Partido Democrata, que alega que os números atuais de crimes violentos são os mais baixos das últimas décadas.

Na última sexta-feira, autoridades de Washington processaram o governo federal pelo que consideram como uma “tomada hostil” da Polícia da capital e abuso de autoridade.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE