O estado americano do Oklahoma, governado pelo Partido Republicano, anunciou nesta segunda-feira (18) que vai aplicar um teste a professores de Nova York e Califórnia, dois estados tradicionalmente democratas, que sejam candidatos a trabalhar em escolas públicas locais.
Segundo informações da agência Associated Press (AP), Ryan Walters, superintendente das escolas públicas de Oklahoma, disse que o exame de avaliação será aplicado pela PragerU, uma organização sem fins lucrativos conservadora sediada no estado, e será obrigatório para que professores vindos desses dois estados obtenham certificação estadual e trabalhem em escolas públicas.
“Enquanto eu for superintendente, as salas de aula de Oklahoma estarão protegidas da ideologia esquerdista radical fomentada em lugares como Califórnia e Nova York”, disse Walters em um comunicado.
A AP teve acesso às cinco primeiras questões do teste a ser aplicado, que incluem perguntas sobre quais são as três primeiras palavras da Constituição dos EUA (“Nós, o povo”) e por que a liberdade religiosa é “importante para a identidade americana”.
A Federação Americana de Professores (AFT, na sigla em inglês) criticou a decisão do governo de Oklahoma.
“Este teste de lealdade MAGA [sigla em inglês para Faça a América Grande Novamente, bordão do presidente republicano Donald Trump] será mais um desestímulo para os professores em um estado que já enfrenta uma enorme escassez [de profissionais de educação]”, disse a presidente da AFT, Randi Weingarten.
Fonte: Revista Oeste