Steven Wilson atraiu holofotes pela primeira vez com o Porcupine Tree, na década de 1990. Depois ele construiu uma excelente carreira solo e, ao mesmo tempo, se tornou um dos produtores mais requisitados do rock progressivo. Principalmente quando o trabalho é remixar álbuns clássicos.
Dentre as bandas com quem já trabalhou, uma chama a atenção pelo grau de devoção demonstrado por Steven. Trata-se do Gentle Giant, grupo de prog britânico do qual ele é tão fã que considera, simplesmente, inferior apenas aos Beatles no aspecto da “inovação e genialidade”.
Em entrevista ao canal Noise11, Steven falou que uma das coisas mais bacanas foi poder apresentar o Gentle Giant a novas pessoas a partir de seus remixes.
Ele afirmou (transcrição via Ultimate Guitar):
“Isso, para mim, é o maior presente de todos: poder apresentar músicas que eu acho incríveis para pessoas que não as conheciam antes. E isso aconteceu muito com o Gentle Giant. Para mim, ele só fica atrás dos Beatles em termos de inovação e genialidade na composição. E poder apresentar isso aos meus fãs é uma sensação incrível. Então é por isso que eu também faço os remixes do Gentle Giant.”
Por já ter coordenado a remixagem de clássicos do Black Sabbath, Jethro Tull, Rush, King Crimson e outros, Steven Wilson acredita que seu “selo de qualidade” faz com que fãs de seu trabalho procurem bandas que não conheciam até então. É o caso do “subestimado” Gentle Giant.
Ele explica:
“Essas bandas são o que você chamaria de um pouco subestimadas. E uma das coisas bonitas sobre remixar o trabalho deles é que algumas pessoas descobrem as bandas pela primeira vez através dos remixes. E pode ser que sejam meus fãs e pensem: ‘Ah, o Steven remixou uma banda chamada Gentle Giant. Nunca ouvi falar deles, mas se ele trabalhou com eles, com certeza vou dar uma olhada’.”
Além da qualidade da obra em si, Steven também ressalta a personalidade dos integrantes do Gentle Giant, encabeçado pelos irmãos Derek, Phil e Ray Shulman, este último já falecido.
“Os caras do Gentle Giant são os caras mais gentis. Não sei se você já entrevistou esses caras, mas eles são uns caras muito gentis. A música é incrível e merece ter esse perfil.”

Sobre o Gentle Giant
Fundado em 1970 na cidade de Londres, o Gentle Giant se notabilizou pela sofisticação instrumental, transitando por diferentes nuances do rock progressivo. Dentre seus principais discos, destacam-se Acquiring the Taste (1971), Octopus (1972), In a Glass House (1973) e The Power and the Glory (1974).
+++ LEIA MAIS: Steven Wilson fala à RS sobre The Overview, insignificância humana, prog e Brasil
Fonte: rollingstone.com.br