PUBLICIDADE

O guitarrista que faz David Gilmour sentir inveja


David Gilmour nutre grande admiração pelo blues, embora não tenha se especializado como um guitarrista do estilo. O músico do Pink Floyd acabou trilhando um caminho mais amplo e não é exatamente um purista como Eric Clapton, mas sempre fez questão de prestar tributo ao colega, uma de suas maiores influências.

Mais do que isso, Gilmour admite sentir “inveja” de Clapton, pois admite que jamais conseguiria tocar como ele. Por vezes, o guitarrista do Pink Floyd já afirmou que não era tão veloz e preciso quanto os grandes mestres do instrumento. Por isso, se especializou na melodia e no feeling das canções.

Em entrevista de 1988 à Guitar World (via Far Out), Gilmour explicou seu fascínio pela forma apaixonada e repleta de conhecimento de causa com que Clapton toca o instrumento, especialmente se tratando de blues.

Ele disse:

“Devo confessar que tenho certa inveja da posição de Eric Clapton. Ele tem seu rico material próprio, mas também é um músico de blues tão consumado que possui uma riqueza de material de outros artistas mais antigos que pode tocar, mesmo não sendo tão conhecidos. Ele pode lançar uma banda nova a todo momento e fazer o seu trabalho, e essa seria uma ótima posição para se estar.”

Eric Clapton em 1968 – Foto: Sulfiati Magnuson / Getty Images

Gilmour já citou Eric Clapton como um dos artistas que mudaram sua vida. O guitarrista foi e é um grande apreciador do trabalho de Clapton com John Mayall, sobretudo no disco Blues Breakers with Eric Clapton (1966).

Em outra declaração destacada pela Far Out, ele explicou:

“Todos aqueles caras eram incríveis e eu passei um tempo tentando aprender a tocar seus licks perfeitamente. Eu sugeriria que qualquer jovem músico tentasse sentar e fazer isso. Você acabará sabendo tocar o material deles muito bem, mas, eventualmente, encontrará seu próprio estilo a partir disso. Ele se impõe à cópia.”

David Gilmour e o blues

Posteriormente, tendo desenvolvido sua própria assinatura musical, Gilmour avalia que conseguiu incorporar elementos do blues, mas sem ficar refém do estilo. Atualmente, ele não ouve o gênero com tanta frequência e reflete a respeito:

“Eu não me aprofundo conscientemente nessa área agora. As linhas do blues em si são bastante específicas. É como se você tivesse uma série de coisas que pode juntar em diferentes combinações, mas não há muitos movimentos que você possa fazer. Em vez disso, tento abordar as coisas, dadas as minhas limitações e pontos fortes, de um ponto de vista mais melódico e simplesmente trabalhar até que soe… legal.”

Eric Clapton e… Roger Waters

Apesar da devoção a Eric Clapton, David Gilmour não teve o guitarrista em um de seus álbuns solo. Quem o fez foi Roger Waters, seu desafeto após a ruptura litigiosa do Pink Floyd.

Em 1984, Clapton foi um dos convidados no disco de estreia de Waters em carreira solo, The Pros and Cons of Hitch Hiking. Ele também saiu em turnê com Roger na época.

Posteriormente, Clapton também revisitou músicas do Pink Floyd ao lado de Waters, como em 2004, no show beneficente para as vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia e outros países asiáticos.

+++ LEIA MAIS: David Gilmour anuncia novo show nos cinemas e álbum ao vivo
+++ LEIA MAIS: A maior fraqueza de David Gilmour na música, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: O grande arrependimento de Eric Clapton em relação a George Harrison



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE