O jornal britânico conservador The Telegraph publicou nesta quarta-feira (13) uma reportagem que informou que o presidente americano, Donald Trump, oferecerá a Vladimir Putin oportunidades de negócios na reunião que ambos terão no Alasca na sexta (15), para que o ditador russo aceite um cessar-fogo na guerra na Ucrânia.
De acordo com o periódico, entre essas oportunidades, estariam a abertura de recursos naturais do Alasca para empresas russas, suspensão de algumas das sanções americanas à indústria aeronáutica russa e acesso aos minerais de terras raras nos territórios ucranianos atualmente ocupados pela Rússia.
Terras raras é um termo que designa um conjunto de 17 elementos químicos, fundamentais para as indústrias de tecnologia e defesa, entre outras.
“Há uma série de incentivos, e um potencial acordo sobre minerais/terras raras poderia ser um deles”, disse uma fonte com conhecimento das propostas ao The Telegraph.
Recentemente, os Estados Unidos assinaram um acordo com a Ucrânia para exploração de terras raras no país europeu.
O compromisso foi assinado depois da reunião em que Trump e seu vice, J. D. Vance, cobraram publicamente o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no final de fevereiro, por se recusar a assinar o acordo.
Washington bloqueou por alguns dias a ajuda militar e de inteligência à Ucrânia, mas esse auxílio foi retomado quando Kiev aceitou continuar as negociações.
As conversas prosseguiram e o acordo sobre terras raras com os ucranianos foi assinado no final de abril.
A Casa Branca se limitou a dizer que não comenta “sobre conversas deliberativas que podem ou não estar acontecendo” e não confirmou a informação do The Telegraph sobre a suposta oferta de Trump a Putin.
Fonte: Revista Oeste