Em seu livro, Down with the System, Serj Tankian surpreendeu o público ao revelar que os colegas de System of a Down testaram um novo vocalista sem seu conhecimento em meados da segunda metade da década de 2010. O cantor, curiosamente, apoiou a ideia, pois reconhece ser o principal entrave para que a banda retome atividades mais regulares — eles não estão rompidos, mas fazem poucos shows e não lançam um álbum desde 2005.
Desde então, os instrumentistas do SOAD — o guitarrista Daron Malakian, o baixista Shavo Odadjian e o baterista John Dolmayan — não se manifestaram a respeito da declaração de Tankian. Até agora. Malakian rompeu o silêncio em entrevista ao podcast On the Record (via site Igor Miranda).
Na ocasião, Daron deixou claro que não tinha vontade de substituir Serj, pois entende que a banda é composta pelos quatro membros. Porém, evidenciou que, sim, o cantor selecionado para testes era bom.
Ele disse:
“Isso foi algo que eu realmente nunca quis fazer. Pra mim, o System of a Down é formado por nós quatro. Se um de nós não estiver fazendo parte do System of a Down, eu realmente não quero fazer parte do System of a Down. A gente pensou sobre essa possibilidade? Sim. Mas fomos fundo nessa questão? Não. Tentamos. Não quero entrar em nomes. Tentamos, e quem tentamos até que soava bem.”
Malakian negou uma informação compartilhada por Tankian de que o vocalista testado não conseguia fazer guturais, o que teria sido determinante para sua não entrada. Segundo o guitarrista, isso não procede.
“Eu pensava: ‘não quero olhar pro lado no palco e ver outras pessoas’. […]. Acho que o Serj mencionou algo no livro dele sobre o cantor testado não conseguia fazer guturais ou algo assim, e que foi por isso que não o escolhemos [para substituí-lo], mas isso não é verdade. Eu e o Serj nunca tivemos essa conversa sobre o porquê de isso não ter acontecido. Fui eu quem meio que disse: ‘acho que não quero seguir com isso, não quero fazer isso sem Serj’.”
O suposto novo vocalista do System of a Down
Na autobiografia, Serj Tankian disse que conhece o tal vocalista e chegou a assisti-lo em um evento beneficente. O cantor testado chegou a interpretar uma música armênia na ocasião.
“Shavo me deu um tapinha no ombro. ‘A propósito’, Shavo acenou em direção ao cantor, ‘tentamos esse cara como cantor. O único problema era que ele não conseguia gritar e rosnar’. Fiquei surpreso. Não por estarem fazendo testes para substitutos, mas por manterem isso em segredo. ‘Por que vocês nunca me contaram?’, sussurrei. Shavo encolheu os ombros. ‘Eu não sei’. Virei-me para Shavo, agora olhando diretamente para ele. ‘Escute, ele é um bom cantor’, eu disse. ‘Posso levá-lo para o estacionamento agora mesmo e ensiná-lo essas técnicas. Você realmente deveria considerá-lo’. Nos anos mais recentes, apresentei-lhes outro amigo como um substituto potencial que eles deveriam considerar seriamente. Mas acho que nunca o fizeram.”

Apesar disso, Tankian permanece no System of a Down, que realizou uma longa turnê pela América do Sul no primeiro semestre deste ano. Agora, a banda faz seis shows especiais na América do Norte, tendo Korn, Avenged Sevenfold e Deftones como atrações de abertura.
+++ LEIA MAIS: System of a Down ainda pode lançar novo álbum? Daron Malakian atualiza fãs
+++ LEIA MAIS: Por que o System of a Down não deve mudar integrantes, segundo Serj Tankian
+++ LEIA MAIS: Serj Tankian não aguenta mais sustos de fãs que gritam “WAKE UP” para ele na rua
+++ LEIA MAIS: O que Serj Tankian acha de System of a Down continuar com outro cantor?
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram
Fonte: rollingstone.com.br