O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban, afirmou nesta terça-feira (12) que a União Europeia (UE) deveria promover sua própria reunião com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, seguindo o exemplo do encontro previsto entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder russo. A declaração foi feita após o húngaro decidir não assinar um texto conjunto dos demais líderes europeus sobre a guerra na Ucrânia.
Para Órban, o documento apresentado pelo bloco não era adequado, pois estabelecia condições para uma reunião à qual a União Europeia não foi convidada.
“A declaração tenta impor condições para um encontro ao qual líderes da União Europeia não foram convidados. O fato de o bloco ter ficado de fora já é triste o suficiente. O que poderia piorar é começarmos a dar instruções da arquibancada”, disse. Ele completou: “A única ação sensata para os líderes da UE é iniciar uma cúpula entre a União Europeia e a Rússia, com base no exemplo da reunião EUA-Rússia. Vamos dar uma chance à paz.”
O texto que Órban não assinou foi aprovado pelos demais chefes de governo e defendia que “negociações significativas só podem ocorrer no contexto de um cessar-fogo ou redução das hostilidades”, com garantias de segurança que incluam “uma Ucrânia capaz de se defender eficazmente”. A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, também sugeriu que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participasse do encontro entre Trump e Putin, marcado para ocorrer nesta sexta-feira (15), no Alasca.
Zelensky declarou recentemente que não vê disposição da Rússia para buscar a paz e acusou Moscou de preparar uma nova ofensiva militar contra seu país. A Ucrânia tenta conter avanços russos na região de Donetsk neste momento, enquanto a diplomacia internacional se mobiliza.
Trump afirmou que o encontro com Putin será uma reunião para medir a abertura do líder russo a negociações.
“Vamos ver o que ele tem em mente e, se for um acordo justo, eu o revelarei aos líderes da União Europeia, da Otan e também ao presidente Zelensky”, disse.
Fonte: Revista Oeste