Elvis Presley brilhou como um dos maiores ícones da música na década de 1950, sendo logo alçado à condição de Rei do Rock, novo gênero que conquistou a juventude à época. Porém, o artista também teve uma carreira agitada no cinema, ainda que a qualidade não tenha sido a mesma.
Por vezes, Elvis se ressentia do fato protagonizar obras cinematográficas que eram menosprezadas pela crítica, embora tivessem sucesso comercial. Assim como foi um grande cantor e intérprete nos palcos, ele também tinha o desejo de ser reconhecido como ator.
Uma boa oportunidade de conseguir isso veio em meados da década de 1970, quando recebeu o convite de Barbra Streisand para fazer o remake de 1976 do clássico A Star Is Born (Nasce Uma Estrela, em português). No entanto, Elvis recusou o papel, numa decisão que o atormentou até o fim de seus dias.
Segundo sua ex-esposa, Priscilla Presley, Elvis morreu em 1977 ainda remoendo o fato de ter acatado a orientação de seu empresáriol, Coronel Tom Parker, que o convenceu a recusar o papel.
Em entrevista de 2024 à revista People, Priscilla declarou:
“Barbra havia oferecido o papel a ele, mas o Coronel o convenceu a não aceitar, dizendo: ‘Ah, não vai ser bom. Ela vai ficar no comando, não você. O filme é dela, não seu’.”
Ainda de acordo com sua ex-companheira, o Rei do Rock desejava trabalhar em filmes mais consistentes, mas Tom Parker demandava sua presença em obras de qualidade questionável. Ela diz:
“Aquilo não era Elvis. O Coronel não o entendia nem um pouco”. Foi difícil tanto para Jerry [Schilling, amigo de longa data] quanto para mim, mas você não podia dizer nada ao Coronel. Você simplesmente tinha que se calar.”
Quem ficou com o papel de Elvis Presley
Por influência do empresário, Elvis exigiu uma quantia exorbitante de dinheiro para fazer o filme e acabou sendo descartado. O cantor, compositor e ator Kris Kristofferson ficou com o papel e interpretou John Norman Howard na película.
Sobre Nasce Uma Estrela de 1976
Lançado em 1976, pouco antes da morte de Elvis, Nasce Uma Estrela foi sucesso de bilheteria — segundo filme mais assistido nos cinemas dos Estados Unidos naquele ano. Além disso, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com “Evergreen”.
+++ SAIBA MAIS: 90 anos de Elvis Presley: a vida e o legado do Rei do Rock
+++ SAIBA MAIS: O cantor que tinha a melhor voz na opinião de Elvis Presley
+++ SAIBA MAIS: A curiosa ligação entre Elvis Presley e Megadeth
Fonte: rollingstone.com.br