PUBLICIDADE

Esses memes de rock clássico gerados por IA estão enganando alguém?


São momentos íntimos e privados que fãs de astros do rock clássico nunca costumam ver: Steven Tyler, martelo e pregos na mão, construindo uma casinha para cães resgatados. Mick Jagger, Elton John e Rod Stewart harmonizando no memorial de Ozzy Osbourne. Jagger e Tyler animando um Phil Collins acamado no hospital. Bruce Springsteen fazendo uma apresentação de “If I Should Fall Behind” para profissionais da saúde enquanto visita à esposa, Patti, em uma clínica.
Pessoais e comoventes, sim — mas, para dizer o mínimo, totalmente falsos.

De bandas falsas a músicas criadas artificialmente, a IA está cada vez mais infiltrada no mundo da música. No mês passado, uma banda misteriosa chamadaVelvet Sundown surgiu nas plataformas de streaming, conquistando centenas de milhares de ouvintes antes de admitir que o grupo era, nas palavras de seus criadores, “um projeto musical sintético guiado por direção criativa humana, composto, interpretado e visualizado com o apoio da inteligência artificial”.

Nesse contexto, era inevitável que imagens de astros do rock geradas por IA aparecessem — mas as fotos de lendas da música que vêm pipocando no Facebook e em outros lugares são de cair o queixo de tão absurdas.

Collins resgatou uma criança desaparecida em um aeroporto e repreendeu a polícia por não fazer seu trabalho? Springsteen comprou uma lanchonete para dar comida grátis a pessoas em situação de rua? Adele e Adam Lambert cantaram juntos no memorial de Malcolm-Jamal Warner? Tyler e Taylor Swift cantaram “Parabéns a Você” para a Rainha Camilla em uma festa luxuosa? Bob Dylan visitou Collins no hospital e levou para Dick Van Dyke um bolo de 100 anos antecipado?

Cada uma dessas imagens falsas vem acompanhada de textos igualmente exagerados: quando Paul McCartney e Collins supostamente visitaram Willie Nelson em um hospital em Austin, “o quarto não parecia mais um hospital — parecia o coração da música em si, ainda pulsando”.

“Esse tipo de postagem realmente desperta nostalgia, e as pessoas querem acreditar nessas coisas”, diz Justin Grome, fundador da Clonefluence, agência de marketing e consultoria de mídia social especializada em música. “Mesmo que não sejam reais, são mensagens positivas. Não é um caso de fake news no sentido político. Não é para enfurecer, é para confortar — o que torna ainda mais difícil combater, por que quem vai questionar algo que faz a pessoa se sentir bem?”

As imagens são tão absurdamente simuladas que equivalem, no mundo da música, ao clássico pôster “Dogs Playing Poker”. E, pelos comentários, muita gente não cai nelas: “Mais lixo fabricado por IA.”“Chega dessa porcaria de IA.”“Como vocês são ingênuos?” Mas, como Collins esteve recentemente hospitalizado para uma cirurgia no joelho, fãs ficaram realmente chocados e irritados com uma imagem feita por IA mostrando McCartney visitando-o em circunstâncias muito mais graves. Em um fórum de fãs de Genesis/Collins, houve revolta: “Caiam na real, é tudo falso!” e “IA é uma porcaria!”.

Imagens geradas por IA de astros do rock clássico em situações bizarras, como esta que mostra Mick Jagger, Steven Tyler e Phil Collins, estão aparecendo cada vez mais na internet

Grande parte das imagens retrata astros veteranos, o que aumenta a confusão. Como muitos já têm mais de 70 ou 80 anos, é fácil acreditar que estão doentes (Eric Clapton serenando Plant no corredor de um hospital!) ou chorando juntos em momentos difíceis (será que é mesmo Dylan e Springsteen se abraçando e chorando?).

Uma foto de IA de Tyler visitando Nelson no hospital gerou comentários como “Oremos por Willie, e foi bonito o Steven ir vê-lo”. (A imagem dele construindo a casinha para cães também enganou muitos fãs.) Uma suposta imagem de Jimmy Page empurrando seu ex-companheiro de banda Robert Plant em uma cadeira de rodas provocou comentários céticos (“Semana passada era o Phil Collins”) e outros emocionados (“Orando pela sua recuperação”, “Você vai conseguir, Robert”).

Porta-vozes de alguns dos principais artistas retratados — Springsteen, Dylan, Collins e o falecido Osbourne — se recusaram a comentar ou não responderam à Rolling Stone. O site Rock & Roll Universe, um dos mais conhecidos a publicar essas imagens, também não respondeu ao contato.

Por enquanto, essa estratégia de silêncio por parte dos artistas pode funcionar, já que as imagens parecem inofensivas, mas Grome alerta para possíveis problemas: “A parte mais complicada é quando os artistas ou suas equipes não se pronunciam logo. Se não falarem nada, isso acaba validando a imagem como possivelmente verdadeira. Especialmente nesses casos, em que há esperança suficiente para o público achar que pode ser um pouco real. A linha entre celebrar algo e acreditar em algo falso é muito, muito tênue.”

Enquanto isso, aproveite as fotos de IA de Lars Ulrich, do Metallica, ajudando James Hetfield a apagar as velas do bolo de aniversário. Só não se surpreenda se descobrir que caiu em mais uma pegadinha.

LEIA TAMBÉM: Filha de David Lynch revela arrependimento do pai por apoiar Roman Polanski



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE