Pepe Fermino e família ao lado do presidente Marcelo Teixeira (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O Santos renovou com o meia-atacante Pepe Fermino, do Sub-20, até junho de 2030. A prorrogação do vínculo foi regularizada no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) nesta segunda-feira (04). Antes, o Menino da Vila tinha um contrato válido até 24 de maio de 2026. Destaque, Pedro Paulo passou por lesões musculares e tem dado volta por cima no clube.
“Estou muito feliz. Agradeço a Deus e à minha família, por estar sempre comigo, me apoiando. Agradeço também ao presidente e ao Clube por confiarem no meu potencial com essa renovação de contrato. Se Deus quiser, um dia estarei dando muita alegria pra essa torcida, levantando troféus”, declarou.
Pensando no futuro próximo, o presidente Marcelo Teixeira falou sobre as qualidades individuais de Pepê Fermino. O dirigente também destacou as recentes renovações de contrato nas categorias de base como um recado de valorização aos demais Meninos da Vila.
“Uma renovação como essa mostra aos demais jogadores que o Santos está acompanhando a base, reconhecendo o talento do atleta e valorizando as famílias também. O Pepê é um atleta que tem características importantes, muito técnico, um jogador que chega bem na área, faz gols. É importantíssimo, dentro do que o Santos já revelou no passado, ter um atleta com esse potencial. A tendência é de que ele tenha mais oportunidades, também com o profissional e esperamos que em breve nossa torcida gritará o nome dele nas arquibancadas”, disse o presidente.
Natural de Balneário Camboriú (Santa Catarina), Pepe começou a jogar bola com 6 anos, em uma escolinha perto da casa dos pais. A paixão pelo futebol começou ali e a bola como seu brinquedo favorito. No ano seguinte, ganhou uma bolsa de estudos para jogar em uma escola particular, que participava de campeonatos estaduais de futsal.
“Saí de Balneário Camboriú, lá do Sul, e hoje estou aqui nesse templo do futebol que é a Vila, onde passaram Pelé, Neymar e tantos outros ídolos. É muito gratificante estar aqui jogando onde os melhores jogaram. Só tenho que agradecer por essa oportunidade e seguir trabalhando”, relembrou.
Durante a participação em uma competição, foi o artilheiro e o Flamengo, que também estava atuando no torneio, entrou em contato com a família do garoto. Ele ficou por três anos na equipe carioca antes de chegar aos Santos, em 2018 com 11 anos. Artilheiro do time na Go Cup, com 21 gols e finalista, chamou atenção do Peixe no Projeto Facão.
Ao todo pelo Santos soma: vice-campeonato paulista de futsal Sub-12 em 2019 sendo artilheiro e seleção do campeonato, no mesmo ano artilheiro e campeão da Copa TV Tribuna de futsal. Em 2022, foi campeão da Paulista Cup Sub-16 e foi vice na Copa Nike Sub-15, sendo escolhido três vezes o melhor partida, e na Copa Votorantim Sub-15. Em 2023, participou do título da Copa Brasileirinho Sub-16. Ano passado, foi campeão do Paulista Sub-17.
Além disso, teve convocação pela Seleção Brasileira Sub-17 para a disputa do torneio UEFA em País de Gales. Apesar de jogar pelo meio de campo, gosta de atuar como atacante. Pepe tem a característica de se movimentar achando os espaços vazios por dentro e costuma dar assistências em entre linhas desta forma. Rápido e forte, o Menino da Vila tem boa visão de jogo.
Leia também: Neymar elogia Morumbis e descarta jogar no Allianz: “Praticamente impossível”
Veja todos os números de Pepe Fermino em jogos oficiais pelo Santos:
- 2018: 4 gols em 17 jogos (Paulista Sub-11)
- 2019: 1 gol em 10 jogos (Paulista Sub-13
- 2020: Pandemia
- 2021: 4 jogos (Paulista Sub-15)
- 2022: 13 gols em 22 jogos (Paulista Sub-15) | 3 jogos (Brasileiro Sub-17)
- 2023: 2 gols em 4 jogos (Paulista Sub-17) | 1 gol em 4 jogos (Brasileiro Sub-17)
- 2024: 2 gols em 7 jogos (Paulista Sub-17) | 3 jogos (Brasileira Sub-17)
- 2025: 2 jogos (Copinha) | 2 gols em 7 jogos (Paulista Sub-17) | 3 gols em 17 jogos (Brasileiro Sub-17)
Fonte: Placar