Neymar comemora o primeiro gol do Peixe no jogo contra o Juventude (Crédito: Divulgação / Santos FC)
Em jogo aberto, com muitas chances para os dois lados, o Santos conquistou três pontos muito importantes ao derrotar o Juventude por 3 a 1 no Morumbis, na noite desta segunda-feira. Com dois gols, Neymar liderou o Peixe, que agora soma 18 pontos e pulou para a 15ª colocação do Campeonato Brasileiro, fora do Z4.
Neymar marcou dois gols, enquanto Barreal, outro destaque do Santos no duelo, anotou o outro tento. O zagueiro Wilker Ángel foi o autor do gol do Juventude. O Morumbis recebeu mais de 37 mil torcedores, que empurraram o Peixe do início do fim. Confira abaixo como foi essa partida emocionante.
O jogo
Empurrado pela torcida, o Santos saiu pra cima do Juventude, mas foi do time gaúcho o primeiro chute ao gol. Aos 3 minutos, Giberto recebeu dentro da área e finalizou rasteiro. Brazão, bem colocado, defendeu sem problemas. Mas no mesmo minuto o primeiro susto para a torcida santista. Pressionado na saída da bola, Brazão recebeu de Gil e chutou mal. A bola então voltou rápido para a área santista e Brazão defendeu mais um chute do Juventude. Só que o lance acabou paralisado pela arbitragem, que marcou impedimento.
O Santos não demorou para responder. Aos 6 minutos, falta na entrada da área. Neymar bateu colocado e o goleiro Ruan Carneiro espalmou para a lateral.
O jogo começou a mil por hora. Aos 7 minutos, quase gol do Juventude. Após descida de Marcelo Hermes pela esquerda, Gilberto se antecipou à marcação e concluiu de carrinho. Brazão praticou um milagre. E no rebote, Ênio chutou na trave, com o goleiro do Peixe caído.
Aos 20, o VAR salvou o Santos! Após chute de fora da área, Brazão bateu roupa e Ênio empurrou a bola para o fundo das redes. Mas o lance foi invalidado pelo VAR, pois Ênio tinha o pé na frente do defensor santista. Milímetros salvaram o Santos e Brazão, que acumularia mais uma falha no campeonato.
Na sequência, o Santos perdeu duas grandes oportunidades com Igor Vinícius. Primeiro, aos 22, após batida de falta de Barreal pelo lado esquerdo, o lateral santista soltou uma bomba, que explodiu no peito do goleiro Ruan Carneiro. No minuto seguinte, a bola foi cruzada rasteira pelo lado esquerdo e Igor Vinícius, na meia lua, sozinho, isolou a bola.
Aos 29, falta da entrada da área para o Juventude. Gilberto soltou uma bomba e Brazão espalmou para escanteio.
No travessão! Aos 32, o Santos desceu pela direita e a bola chegou no meio da área, de frente para o gol, para Neymar. O craque santista rolou então na esquerda para Barreal, que chutou cruzado e a bola bateu no travessão e saiu por cima.
O gol, que parecia maduro para qualquer um dos dois lados, enfim saiu. E para o Santos! E com Neymar, que acreditou do início ao fim na jogada.
Em contra-ataque, Neymar recebeu e acionou Barreal pela esquerda. O meia argentino arriscou chute cruzado. O goleiro Ruan bateu roupa e Neymar apareceu sozinho na pequena área para pegar o rebote e abrir o placar. Santos 1 a 0.
E a dupla Neymar e Barreal estava impossível. Após tabelarem de cabeça no meio-campo, Neymar colocou o argentino para correr pela esquerda. O cruzamento rasteiro passou por toda a área e chegou do outro lado para Rollheiser, que ajeitou e bateu cruzado. A bola desviou na zaga do Juventude e chegou em Barreal novamente, que sozinho de marcação, só ajeitou com a esquerda e completou de direita para fazer Peixe 2 a 0, aos 39 minutos.
Os minutos finais foram de grandes emoções também. E para o Juventude! Brazão, aos 43, saiu nos pés de Gilberto para praticar mais uma boa defesa. Já aos 46, nos acréscimos, o time gaúcho chegou ao gol. Após batida de escanteio pelo lado esquerdo, Wilker Ángel, na marca do pênalti, ganhou no alto de Luan Peres e cabeceou forte. A bola bateu na trave antes de morrer no fundo do gol. Foi o último bom lance do agitado primeiro tempo de Santos 2 x 1 Juventude.
Aos 2 minutos do segundo tempo já dois bons lances do Juventude, Na descida pela direita, Gabriel Veron deixou o lateral Reginaldo na frente do Brazão, que saiu fechando o gol e colocou a bola pela linha de fundo. Na batida do escanteio, Wilker Ángel cabeceou no segundo pau e Brazão fez mais uma bela defesa no jogo.
Aos 10 minutos, mais uma grande defesa de Brazão. Bontempo desarmou no meio-campo, mas o lance acabou sendo uma ótima assistência para Gilberto, que entrou na área e soltou uma bomba de esquerda para mais uma boa defesa do arqueiro santista.
Aos 16 o primeiro bom lance do Peixe na segunda etapa. Neymar recebeu de Barreal, passou pelo marcado e acionou Igor Vinícius, que finalizou da entrada da área. Ruan Carneiro, bem colocado, defendeu. E no minuto seguinte mais uma bom lance para o Santos. Barreal recebeu na entrada da área, pelo lado esquerdo, e chutou cruzado. A bola passou bem perto da trave do goleiro Ruan, que só espiou.
O Peixe voltou a assustar aos 25 minutos. Souza fez bela jogada individual, invadiu a área e chutou forte. A bola bateu na rede pelo lado de fora, levantando o torcedor santista que compareceu em grande número no Morumbis.
O Juventude respondeu aos 27 com Ênio. O meia-atacante saiu na cara do gol e tentou encobrir Brazão, desperdiçando boa oportunidade.
Aos 29 minutos, quase mais um do Santos. Bontempo cruzou no bico da área direita nos pés de Barreal, do outro lado da área. O meia argentino chutou de primeira e quase marcou um golaço, pois a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Ruan mais uma vez.
Aos 31, saída errada do goleiro Ruan, que deu a bola no pé de Neymar, dentro da área. O craque santista chutou e o goleiro do Juventude fez linda defesa.
Dois minutos depois, Gabriel Bontempo foi derrubado na área. Pênalti assinalado pelo árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Neymar bateu com categoria, deslocando o goleiro, para anotar Santos 3 a 1.
O Juventude voltou a assustar aos 40. Brazão saiu nos pés de Mandaca para mais uma boa intervenção no jogo.
Nos minutos finais, o Peixe segurou mais a bola, evitando uma pressão do adversário, mas também pouco atacando. A vitória por 3 a 1, muito festejada por todos no Morumbis, tirou a equipe da zona do rebaixamento do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Santos 3 x 1 Juventude
Competição: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 04 de agosto de 2025, às 20h (horário de Brasília)
Local: Estádio Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
VAR: Rafael Traci (SC)
Público: 37.485
Renda: R$2.853.811,25
Cartões amarelos: Marcos Paulo, Wilker Ángel e Caíque (JUV); Gabriel Bontempo, Rollheiser e Neymar (SAN)
Gols: Neymar aos 36 e Barreal aos 39 minutos do primeiro tempo, Neymar aos 34 do segundo tempo (SAN); Wilker Ángel aos 46 minutos do primeiro tempo (JUV)
SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinícius (Caballero), Gil, Luan Peres e Souza; João Schmidt (Zé Rafael), Gabriel Bontempo, Barreal (Escobar) e Neymar; Rollheiser (Mayke) e Tiquinho Soares (Luca Meirelles). Técnico: Cleber Xavier
JUVENTUDE: Ruan Carneiro; Reginaldo, Wilker Ángel (Abner), Marcos Paulo e Marcelo Hermes; Caíque (Daniel Giraldo), Jadson, Mandaca e Ênio (Marlon); Gabriel Veron (Batalla) e Gilberto (Gabriel Taliari). Técnico: Gérson Ramos
Fonte: Placar