Morreu nesta segunda-feira, 28, aos 60 anos, a contadora de histórias, bordadeira, escritora e enfermeira aposentada, Jacira Roque de Oliveira, mãe dos músicos Emicida e Evandro Fióti.
A informação foi confirmada por familiares (via Splash) e a causa da morte não foi revelada. Dona Jacira, como era conhecida, estava hospitalizada em São Paulo e vivia com lúpus, uma doença inflamatória autoimune que demandava sessões de hemodiálise frequentes.
Nascida na zona norte da capital paulista, ela teve uma infância sofrida, com passagens por abrigos onde sofreu maus tratos, até o casamento precoce aos 13 anos de idade. Mais tarde, Dona Jacira criou os quatro filhos sozinha e passou a ser conhecida e celebrada entre os fãs de Emicida e Fióti.
Em 2018, ela lançou seu primeiro livro, a autobiografia Café. Em suas obras, ela enfatiza a cultura negra e as raízes ancestrais. Jacira também era entusiasta de saberes populares, dedicada a estudos dos alimentos e das plantas.
Dona Jacira ainda desempenhou um papel importante no desentendimento entre Emicida e Fióti. Em abril de 2025, a escritora publicou um texto nas redes sociais com um posicionamento favorável ao segundo.
Os irmãos protagonizaram uma disputa iniciada em 1º de abril, quando Emicida acusou judicialmente Fióti de ter transferido R$ 6 milhões da conta da Lab Fantasma, empresa que fundaram juntos em 2009. A acusação foi feita como resposta a um processo movido por Fióti, que alegava ter sido retirado indevidamente do quadro societário e impedido de tomar decisões sobre a empresa.
De acordo com a defesa de Emicida, as transferências teriam ocorrido entre junho de 2024 e fevereiro de 2025, e o artista só tomou conhecimento do total após apurar o histórico de movimentações. Fióti, por outro lado, nega qualquer irregularidade e afirma que todas as operações foram feitas de forma transparente, seguindo os procedimentos internos da empresa.
“Nunca desvio qualquer valor da LAB Fantasma ou de empresas do grupo”, declarou em comunicado no Instagram. “A acusação de ‘desvio’ é falsa e inverte os fatos.”
+++LEIA MAIS: Emicida esclarece disputa com o irmão: ‘Nunca falei em roubo’
Fonte: rollingstone.com.br