Chermont tem passagens pela seleção de base (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
Por Lucas Barros e Laura Marcello
O Santos negocia com o Palmeiras a possibilidade de contar com o lateral-direito Mayke ainda nesta temporada. O jogador já tem um acerto encaminhado para reforçar o clube em 2026, mas a liberação imediata depende de um acordo entre os rivais.
Para antecipar a saída de Mayke, o Palmeiras propôs receber o lateral JP Chermont em definitivo. Além disso, o clube alviverde arcaria com dívidas antigas do Peixe, incluindo parte do valor da contratação de Zé Rafael, e ainda repassaria 1 milhão de euros ao clube da Vila Belmiro.
O Santos ainda não tomou uma decisão sobre a proposta. A diretoria analisa o cenário e busca alternativas, mas está ciente de que, sem contrapartida, o Palmeiras não vai liberar o jogador antes do fim do contrato.
Mayke, de 32 anos, disputou 21 jogos e deu uma assistência em 2025. Está no Palmeiras desde 2017, com 314 partidas, 8 gols e 26 assistências. Revelado pelo Cruzeiro, o lateral atua profissionalmente desde 2012.
Do outro lado, JP Chermont perdeu espaço no elenco santista. Em 2025, foi superado por Léo Godoy, Aderlan, Igor Vinicius, Luisão e Escobar, todos utilizados na lateral-direita – mesmo que os dois últimos citados de forma improvisada. Mesmo com expectativa de venda para o exterior, o jogador de 19 anos não recebeu propostas que agradassem o Peixe. No fim de maio, o Santos recusou uma oferta de R$ 12 milhões do Red Bull Bragantino. Em 2023, também rejeitou 9 milhões de euros de um clube inglês.
A diretoria alvinegra chegou a tentar envolver Chermont numa troca com o Bragantino por Lucas Evangelista, mas a negociação não avançou.
Natural de Bauru (SP), JP Chermont chegou ao Santos em 2018, após se destacar pelo Noroeste no Paulista Sub-11. Ele acumula passagens por todas as categorias de base do clube, além de convocações para a Seleção Brasileira Sub-17. Em 2023, foi campeão do Sul-Americano da categoria.
Fonte: Placar