A organização do Rock in Rio, bem como seu fundador, Roberto Medina, se manifestaram a respeito da morte de Ozzy Osbourne. O cantor nos deixou na última terça-feira, 22, aos 76 anos.
A página oficial do evento relembrou que Osbourne não apenas se apresentou na primeira edição do evento, em 1985, como também foi o primeiro artista a assinar contrato. À época, a iniciativa de realizar um festival daquele porte no Brasil era vista com desconfiança, mas a equipe do Madman confiou na proposta.
A publicação afirma:
“O mundo se despede de Ozzy Osbourne, um dos pilares do heavy metal e eterno ícone do rock. Ozzy esteve na Cidade do Rock na edição de estreia, em 1985. Ele foi a 1ª atração a acreditar no sonho e assinar o contrato. Com autenticidade e excentricidade inconfundíveis, marcou a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e continuará se fazendo presente através de sua obra. Genial e absurdo, Ozzy fez história e construiu um legado único. Descanse em paz, Príncipe das Trevas.”
Em comunicado por meio de assessoria, Roberto Medina reforçou a história e agradeceu a Ozzy e ao Queen, outra banda que também assinou o contrato antes das demais. Ele disse:
“Numa era na qual a música internacional sequer era presença no Brasil, Ozzy Osborne foi o primeiro nome, ao lado de Queen, a aceitar nossa loucura para vir tocar no Rock in Rio. Isso foi emblemático e nos deu a certeza de que tudo daria certo. Nos ajudou a colocar o Rio de Janeiro nos holofotes do mundo.”
Ozzy Osbourne no Rock in Rio 1985
Nos tempos iniciais de Black Sabbath, Ozzy Osbourne não chegou a vir ao Brasil para se apresentar. Era um período bem mais complicado para se viajar, tanto que na década de 1970 a lendária banda de heavy metal só percorria mesmo a América do Norte e a Europa, com tours bem esporádicas pela Oceania. Além disso, nosso país também não era destino de quase nenhuma atração internacional.
A estreia em solo nacional só se deu durante a carreira solo, mas foi em grande estilo. Ozzy foi o primeiro artista a assinar contrato para a primeira edição do festival Rock in Rio, realizada em janeiro de 1985 no Rio de Janeiro. Acompanhado de Jake E. Lee (guitarra), Bob Daisley (baixo), Tommy Aldridge (bateria) e Don Airey (teclados), ele tocou nos dias 16 e 19, dividindo palco com Rod Stewart, AC/DC, Scorpions, Whitesnake, Rita Lee, entre outros.
À época, já corria muito fortemente a informação de que Osbourne tinha o curioso hábito de morder cabeças de morcego em shows — algo que na verdade só aconteceu uma vez, em 1982, e apenas porque ele achou que o animal se tratava de um brinquedo atirado por um fã. Por isso, o chamado “Príncipe das Trevas” teria sido obrigado a garantir em contrato que não machucaria nenhum animal durante a apresentação.
Curiosamente, algum fã brasileiro conseguiu atirar uma galinha no palco durante o primeiro show no Rock in Rio. O final, ainda bem, foi mais feliz: a ave foi retirada após circular desnorteada por um tempo. Animais à parte, as apresentações fizeram parte da turnê que promovia o álbum Bark at the Moon (1983) e trouxeram o seguinte repertório (via Setlist.fm):
- I Don’t Know
- Mr. Crowley
- Bark at the Moon
- Over the Mountain
- Revelation (Mother Earth)
- Steal Away (The Night)
- Suicide Solution
- Centre of Eternity
- Solo de bateria de Tommy Aldridge – retirado no segundo show
- Flying High Again
- Iron Man
- Crazy Train
- Paranoid
A morte de Ozzy Osbourne
A causa do falecimento não foi divulgada. Sabe-se, no entanto, que a saúde do cantor estava fragilizada há anos, devido a uma série de problemas de saúde — incluindo Parkinson, cujo diagnóstico foi revelado ao público em 2020.
Em comunicado enviado à imprensa, a família do artista declarou:
“É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor.”
Em seguida, complementou:
“Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”
Despedida de Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne nos deixou apenas 17 dias após a realização de seu show de despedida com o Black Sabbath e em carreira solo. O festival Back to the Beginning contou ainda com participações de Metallica, Guns N’ Roses, Gojira, Tool, Slayer, Anthrax, entre vários outros nomes.
LEIA TAMBÉM:
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram
Fonte: rollingstone.com.br