PUBLICIDADE

As homenagens de Rock in Rio e Medina a Ozzy Osbourne, sua 1ª atração


A organização do Rock in Rio, bem como seu fundador, Roberto Medina, se manifestaram a respeito da morte de Ozzy Osbourne. O cantor nos deixou na última terça-feira, 22, aos 76 anos.

A página oficial do evento relembrou que Osbourne não apenas se apresentou na primeira edição do evento, em 1985, como também foi o primeiro artista a assinar contrato. À época, a iniciativa de realizar um festival daquele porte no Brasil era vista com desconfiança, mas a equipe do Madman confiou na proposta.

A publicação afirma:

“O mundo se despede de Ozzy Osbourne, um dos pilares do heavy metal e eterno ícone do rock.​⁣ Ozzy esteve na Cidade do Rock na edição de estreia, em 1985. Ele foi a 1ª atração a acreditar no sonho e assinar o contrato.​⁣ Com autenticidade e excentricidade inconfundíveis, marcou a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e continuará se fazendo presente através de sua obra.​ Genial e absurdo, Ozzy fez história e construiu um legado único. ​⁣Descanse em paz, Príncipe das Trevas.”

Em comunicado por meio de assessoria, Roberto Medina reforçou a história e agradeceu a Ozzy e ao Queen, outra banda que também assinou o contrato antes das demais. Ele disse:

“Numa era na qual a música internacional sequer era presença no Brasil, Ozzy Osborne foi o primeiro nome, ao lado de Queen, a aceitar nossa loucura para vir tocar no Rock in Rio. Isso foi emblemático e nos deu a certeza de que tudo daria certo. Nos ajudou a colocar o Rio de Janeiro nos holofotes do mundo.”

Ozzy Osbourne no Rock in Rio 1985

Nos tempos iniciais de Black Sabbath, Ozzy Osbourne não chegou a vir ao Brasil para se apresentar. Era um período bem mais complicado para se viajar, tanto que na década de 1970 a lendária banda de heavy metal só percorria mesmo a América do Norte e a Europa, com tours bem esporádicas pela Oceania. Além disso, nosso país também não era destino de quase nenhuma atração internacional.

A estreia em solo nacional só se deu durante a carreira solo, mas foi em grande estilo. Ozzy foi o primeiro artista a assinar contrato para a primeira edição do festival Rock in Rio, realizada em janeiro de 1985 no Rio de Janeiro. Acompanhado de Jake E. Lee (guitarra), Bob Daisley (baixo), Tommy Aldridge (bateria) e Don Airey (teclados), ele tocou nos dias 16 e 19, dividindo palco com Rod Stewart, AC/DC, Scorpions, Whitesnake, Rita Lee, entre outros.

À época, já corria muito fortemente a informação de que Osbourne tinha o curioso hábito de morder cabeças de morcego em shows — algo que na verdade só aconteceu uma vez, em 1982, e apenas porque ele achou que o animal se tratava de um brinquedo atirado por um fã. Por isso, o chamado “Príncipe das Trevas” teria sido obrigado a garantir em contrato que não machucaria nenhum animal durante a apresentação.

Curiosamente, algum fã brasileiro conseguiu atirar uma galinha no palco durante o primeiro show no Rock in Rio. O final, ainda bem, foi mais feliz: a ave foi retirada após circular desnorteada por um tempo. Animais à parte, as apresentações fizeram parte da turnê que promovia o álbum Bark at the Moon (1983) e trouxeram o seguinte repertório (via Setlist.fm):

  1. I Don’t Know
  2. Mr. Crowley
  3. Bark at the Moon
  4. Over the Mountain
  5. Revelation (Mother Earth)
  6. Steal Away (The Night)
  7. Suicide Solution
  8. Centre of Eternity
  9. Solo de bateria de Tommy Aldridge – retirado no segundo show
  10. Flying High Again
  11. Iron Man
  12. Crazy Train
  13. Paranoid

A morte de Ozzy Osbourne

A causa do falecimento não foi divulgada. Sabe-se, no entanto, que a saúde do cantor estava fragilizada há anos, devido a uma série de problemas de saúde — incluindo Parkinson, cujo diagnóstico foi revelado ao público em 2020.

Em comunicado enviado à imprensa, a família do artista declarou:

“É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor.”

Em seguida, complementou:

“Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”

Despedida de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne nos deixou apenas 17 dias após a realização de seu show de despedida com o Black Sabbath e em carreira solo. O festival Back to the Beginning contou ainda com participações de Metallica, Guns N’ Roses, Gojira, Tool, Slayer, Anthrax, entre vários outros nomes.

LEIA TAMBÉM:

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE