PUBLICIDADE

Importadoras dos EUA recorrem à Justiça contra tarifaço ao Brasil


Duas empresas americanas importadoras de suco de laranja, Johanna Foods e Johanna Beverage, recorreram ao Tribunal de Comércio Internacional de Nova York contra o tarifaço anunciado pelo governo de Donald Trump ao Brasil, que deve entrar em vigor no dia 1º de agosto.

Nas 150 páginas apresentadas à corte, as importadoras argumentaram que Trump excedeu seus limites presidenciais com a medida, com base nos termos da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional. A ameaça de tarifa de 50% para o Brasil representa, segundo as empresas, um ato “inconstitucional” do Poder Executivo.

O diretor executivo do grupo americano, Robert Facchina, apontou no documento que a taxação para o Brasil trará prejuízos para o comércio nacional e para os consumidores diretamente, que podem ter de pagar até 25% a mais na compra de produtos básicos.

“A tarifa do Brasil resultará em um aumento de preço significativo, e talvez proibitivo, em um alimento básico do café da manhã dos americanos”, disseram as empresas.

Na ação, as importadoras ainda questionam as justificativas usadas por Trump para taxar o Brasil, incluindo o apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ações de censura impostas pela Justiça brasileira contra empresas americanas.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE