O Juventude anunciou a contratação de Gabriel Veron, atacante de 22 anos, que chega por empréstimo do Porto até o fim da temporada 2025. O jogador, que já vinha treinando com a equipe durante a pausa do Mundial de Clubes, reforça o clube gaúcho na briga para evitar o rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Veron foi liberado antecipadamente pelo Santos após uma passagem apagada de nove jogos, sem nenhuma contribuição para gol. O brasileiro retornou ao Porto apenas para ser repassado ao Juventude.
A derrocada de Gabriel Veron
A movimentação é um capítulo inesperado na trajetória de Veron, apontado como promessa desde seu surgimento no Palmeiras.
Revelado na base do Verdão e campeão da Copa Libertadores em 2020 e 2021 pelo clube paulista, Veron foi negociado ao Porto em 2022 por cerca de € 10 milhões (R$ 55,4 milhões na época).
À época, com 19 anos e eleito Bola de Ouro do Mundial Sub-17 de 2019, era apontado como uma grande esperança do futebol brasileiro. Partiu, então, para a Europa em um contrato de cinco temporadas com expectativas elevadas.
Ainda no Palmeiras, Veron enfrentou problemas extracampo que acenderam um sinal de alerta. Em julho de 2022, pouco antes de sua saída para o Porto, o atacante foi multado em 40% do salário por ser filmado bebendo em uma balada na véspera de um jogo decisivo, enquanto se recuperava de um corte no pé.

Gabriel Veron foi flagrado bebendo em casa noturna – Reprodução Instagram
A bronca de Abel em Veron
O caso levou o técnico Abel Ferreira a fazer um duro desabafo sobre a formação dos jovens atletas brasileiros.
“Já disse várias vezes que os brasileiros são, de longe, os melhores que já vi jogar. Mas precisam evoluir muito a nível de educação e como homens, porque eles não têm essa formação. Eles às vezes não têm noção nenhuma do que estão fazendo. E isso está na formação” desabafou Abel.
“O Veron é o futuro do clube. Um clube que respeita seus funcionários, que paga seus fornecedores, não deve nada a ninguém. Há quem não faz isso e segue competindo, o que não é justo. E o Palmeiras, antes mesmo de eu chegar, traçou um caminho: apostar nos jovens. Vai ganhar, vai perder. Percebemos que às vezes teremos que educar e puxar para cima. Hoje, o Veron deu assistência, jogou bem enquanto teve energia. O que eu espero é que, cada um de nós, quando errar, faça as três perguntas mágicas: o que aconteceu comigo? O que eu aprendi? E o que vou fazer da próxima vez?”, continuou o comandante.
No Porto, Veron tampouco correspondeu às expectativas. Em sua primeira temporada 2022/23, teve chances e não se destacou, perdendo espaço cada vez mais.
Veron não marcou nenhum gol em 23 partidas oficiais pelo clube português. Longe de se firmar como titular, chegou a atuar pelo time B e viu seu espaço diminuir ainda mais na temporada seguinte.


Veron dando uma assistência em jogo do porto – Divulgação Porto
Gabriel Veron e o 2×2
Para piorar, durante as férias de junho de 2023, o jovem protagonizou um incidente que piorou sua imagem. Veron participou de um torneio amador de futebol “2 contra 2” em sua cidade natal, Assu, no Rio Grande do Norte, e sofreu uma lesão na coxa ao tentar bloquear um chute.
A atitude imprudente irritou profundamente a diretoria do Porto, que cogitou até rescindir seu contrato por ter se machucado fora do clube e sem autorização.
Buscando reencontrar o bom futebol, Veron retornou ao Brasil em 2024, emprestado ao Cruzeiro. Pelo clube mineiro, teve momentos de recuperação, mas não ao que se esperava, anotando 6 gols e 2 assistências em 37 jogos na temporada.
Ao término do empréstimo, o Porto ainda via pouco espaço para o brasileiro em seu elenco principal, resultando em um novo empréstimo, desta vez ao Santos.
Porém, foram novos capítulos de frustração, Veron acumulou episódios de atraso em treinos, foi multado novamente e acabou afastado das partidas pelo técnico santista.
Com rendimento insatisfatório em campo, seu vínculo de empréstimo foi rescindido prematuramente em junho, e ele devolvido ao Porto após apenas alguns meses no Santos.
Recomeço no Juventude
Agora, aos 22 anos, Gabriel Veron chega ao Juventude em busca de um recomeço em um contexto bem diferente daquele que um dia se imaginou para sua carreira.
O clube de Caxias do Sul, banca apenas 20% do salário do jogador graças a um acordo financeiro envolvendo o Santos e o Porto.
Fonte: Placar