O fã que Eminem descreve no primeiro verso de “Stan” — aquele que escreveu duas cartas deixando no rodapé seu número do celular, do pager e de casa — infelizmente não aparece em Stans, novo documentário sobre a carreira do rapper. Mas outros seguidores igualmente devotos marcam presença no filme dirigido por Steven Leckart, que será exibido nos cinemas por tempo limitado a partir de 7 de agosto.
Se na música original Stan desmorona pouco a pouco, escrevendo frases como “Você ainda não ligou nem respondeu, espero que tenha tido a chance / Não tô bravo, só acho sacanagem você ignorar os fãs”, no primeiro teaser do filme, Eminem faz questão de responder. “Qual é a sua primeira pergunta?”, diz ele diretamente para a câmera, provando que está ouvindo — e olhando — para seus verdadeiros fãs.
O trailer começa com a definição oficial de “Stan”, termo que entrou para os dicionários Oxford English e Merriam-Webster em 2019. O substantivo descreve “um fã excessivamente entusiasmado ou obcecado, especialmente por uma celebridade”. No teaser de Stans, os fãs que aparecem — ou melhor, que têm suas vozes ouvidas — até soam como pessoas relativamente normais. Nenhum deles é mostrado, mas seus questionamentos surgem sobre imagens de Eminem, que coproduziu o filme e lançou, no ano passado, uma pesquisa para identificar seus seguidores mais dedicados.
As perguntas vêm em sequência, como um turbilhão de curiosidade sincera. Eles querem saber sobre a música: “Por que você escreveu a música ‘Stan’? O Stan foi inspirado em um fã de verdade?” e “Por que você se expõe tanto nas suas letras?” Outros são mais diretos: “O que, diabos, passa pela sua cabeça?” ou “Como é ser seguido por tanta gente?” Ainda perguntam: “Quantas cartas de fãs você recebe?” e “Como está sua filha?” Querem entender “como é ser famoso” e, claro, se ele chegou a ler a carta deles. Eminem parece pronto para responder.
“Na música, o personagem principal escreve à mão uma série de cartas emocionais para Eminem, repetindo a frase: ‘Eu sou igual a você’. Esse refrão funciona como uma luz guia para este documentário não convencional e totalmente autorizado, que acompanha um elenco cuidadosamente selecionado de fãs reais cuja conexão profunda com Eminem reflete vários dos temas presentes em suas letras”, diz a sinopse do filme. “Mais do que uma simples exploração da cultura de fãs, o documentário examina a complexa relação entre um dos artistas mais reservados do mundo e sua enorme persona pública. Por meio de recriações estilizadas, imagens raras de arquivo, entrevistas íntimas e uma entrevista exclusiva com o próprio Eminem, a obra oferece uma jornada crua, intensa e reveladora pela carreira do rapper — e pelo público apaixonado que cresceu junto com ele”.
Stans chega acompanhado de uma trilha sonora original com músicas inéditas. O filme será exibido exclusivamente nos cinemas AMC entre os dias 7 e 10 de agosto. A Trafalgar Releasing ficará responsável pela distribuição internacional no mesmo período. A estreia aconteceu em junho, durante o festival SXSW Londres.
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Larisha Paul, no dia 15 de julho de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Eminem processa Meta por uso não autorizado de suas músicas; entenda
+++ LEIA MAIS: Stalker de Eminem é condenado após segunda invasão domiciliar
+++ LEIA MAIS: Neto recém-nascido de Eminem recebe nome em homenagem ao rapper
+++ LEIA MAIS: O rapper quatro anos mais novo que quis Mariah Carey como sua mãe
Fonte: rollingstone.com.br