PUBLICIDADE

Conheça os compositores por trás do EP de Ney Matogrosso


O que era pra ser apenas um experimento virou disco, e o disco virou espetáculo. O duo carioca Coisa Nossa, formado por João Mantuano e RAYA (nome artístico da compositora e cantora Paula Raia), estreia amanhã, dia 18, seu primeiro show com banda completa, celebrando o álbum homônimo lançado no fim de 2024 pelo selo Toca Discos. Mas o caminho até aqui foi moldado por encontros improváveis, parcerias sensíveis e um reconhecimento que bateu na porta de um dos maiores nomes da música brasileira.

Quatro das canções compostas por RAYA – uma delas com João, seu parceiro no projeto Coisa Nossa, criadas originalmente para um espetáculo da Focus Cia de Dança, acabam de ganhar nova vida na voz de Ney Matogrosso. As faixas integram Pássaro Branco, EP de Ney lançado no dia 13 de junho, dedicado inteiramente a composições de RAYA.

“Olha, primeiro que eu gosto muito do repertório, das músicas que eu cantei”, contou Ney à Rolling Stone Brasil.

Eu gostei muito de conhecer a Paulinha, gostei muito de sentir admiração por ela, pelas coisas que ela faz. E fiquei muito feliz de ter conseguido gravar. Quer dizer, não foi mais porque eu não tenho muito tempo nesse momento, né? Mas eu estou muito satisfeito com o resultado do que nós fizemos.

Para RAYA, ver suas composições ganhando voz em um dos intérpretes mais emblemáticos do país é uma experiência difícil de traduzir:

Secos & Molhadosfoi um dos primeiros álbuns que ouvi inteiro, na ordem, quando criança, na casa dos meus pais. Lembro como se fosse ontem o tanto que aquilo tudo me atravessou: a ousadia, a mistura, a liberdade, a brincadeira. Me trouxe uma sensação de pertencimento e de identificação fundamentais pra aquela fase da vida. Ter hoje essa validação e esse reconhecimento dele, de certa forma, é como poder honrar os desejos da minha criança. É saber que, mesmo diante de tantas dificuldades que o fazer artístico apresenta, eu estou onde deveria estar.

A conexão com Ney veio por meio do coreógrafo Alex Neoral, da Focus Cia de Dança, e RAYA não deixa de agradecer ao parceiro de palco e de composições, João Mantuano, com quem assina uma das faixas do EP: “Confio plenamente nele”.

Mas é no palco que o Coisa Nossa mostra sua força. E amanhã, no Teatro PRIO, no Rio, o duo apresenta o álbum na íntegra pela primeira vez em formato expandido, acompanhado por uma banda formada por nomes como Marcelo Callado (bateria), Miguel Dias (baixo), João Werneck (violão/guitarra) e Sérgio Chiavazoli (bandolim e guitarra baiana). Entre as participações especiais da noite, está o cantor Zé Ibarra.
“O público pode esperar um repertório de canções autorais com arranjos sensíveis e letras que tocam fundo. A pluralidade da música brasileira pulsa em cada faixa, envolta por uma poesia densa e imersiva”, diz João.

Além das 11 faixas do disco, o show traz músicas inéditas compostas no caminho e dois momentos surpresa: releituras de Alceu Valença e de uma parceria entre Jards Macalé e Duda Machado. “No palco, vamos trazer a sonoridade do álbum com fidelidade aos arranjos gravados, mas também abrimos espaço para o que a estrada nos deu: novas canções e participações que somam à beleza do encontro”, completa João.

Misturando folk, MPB, psicodelia leve, violões brasileiros e letras que falam de pertencimento, natureza, afeto e liberdade, o Coisa Nossa já nasce como um projeto raro: íntimo e expansivo, artesanal e potente. E agora é hora de ver isso ganhar vida sob as luzes do palco.

Serviço:

Coisa Nossa – show de lançamento
Data: 18 de junho de 2025, quarta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro PRIO – Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea, Rio de Janeiro
Participação especial: Zé Ibarra e Sérgio Chiavazoli (bandolim e guitarra baiana)
Ingressos aqui: entre R$40 e R$80

+++ LEIA MAIS: Estudante de 16 anos viraliza ao homenagear Ney Matogrosso em escola

+++ LEIA MAIS: Onde assistir a Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso?



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE