O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um alerta direto ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky nesta quarta-feira, 23. O republicano afirmou principalmente que o líder de Kiev está em uma situação “grave” e que tem duas opções: “Pode ter paz ou pode continuar lutando por mais três anos antes de perder o país inteiro”.
A declaração foi uma reação à fala de Zelensky, na terça-feira, 22, pela qual a Ucrânia “não irá reconhecer legalmente a ocupação [russa] da Crimeia”. A posição ucraniana contraria dessa forma um dos pontos propostos em um plano de paz discutido com autoridades dos EUA, Reino Unido e União Europeia em Londres.
Trump: Crimeia no centro do impasse
Trump criticou duramente a postura de Zelensky em uma publicação na rede Truth Social. Conforme o norte-americano, a Crimeia “foi perdida há anos sob a liderança de Barack Hussein Obama” e, por isso, “nem deveria ser ponto de discussão” nas negociações atuais.
“Ninguém está pedindo que Zelensky reconheça a Crimeia como território russo”, disse Trump. “Mas, se ele a quer de volta, por que não lutaram por ela há onze anos, quando foi entregue à Rússia sem um único disparo?”. Em 17 de abril, Trump já havia falado sobre a postura de Zelenky. “Eu não diria que ele fez o melhor trabalho. Não sou um grande fã” (vídeo abaixo).
“If you’re smart, you don’t get involved in wars … I wouldn’t say he’s done the greatest job. I’m not a big fan” — Trump on Zelensky pic.twitter.com/EKtIDop5Sa
— KyivPost (@KyivPost) April 17, 2025
Horas depois da fala de Trump, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que o ex-presidente está “frustrado” e que sua paciência com o presidente ucraniano “está se esgotando”.
“Para se chegar a um bom acordo, ambos os lados precisam ceder um pouco”, afirmou Leavitt. “Infelizmente, o presidente Zelensky tem tentado discutir essas negociações de paz pela imprensa. Isso é inaceitável. Essas conversas deveriam acontecer a portas fechadas”.

Leavitt destacou da mesma forma que a equipe de segurança nacional de Trump tem dedicado tempo e esforço consideráveis para encerrar a guerra. “O contribuinte americano já financiou bilhões de dólares nesse conflito, e chega é chega”, declarou.
Trump reforçou seu desejo de ver um fim para o conflito: “Ele quer o que é certo para o mundo. Quer ver a paz, quer ver o fim das mortes. Mas é preciso que os dois lados estejam dispostos. E, infelizmente, o presidente Zelensky parece estar indo na direção errada”.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
Fonte: Revista Oeste