A Prefeitura de Cubatão anunciou a restauração da fachada da 1ª sede da Prefeitura Municipal e a implantação da ciclovia na Ponte Jornalista Manuel Alves Fernandes ‘Maneco'(Arco-íris).
No local onde fica o Largo do Sapo, foi realizado ato para divulgar os detalhes da parceria com a empresa Nelcar, da área logística que, por meio de um EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança –, vai realizar obras como forma de compensação ambiental. O casarão, que foi a primeira sede da Prefeitura fica na Av. Nove de Abril, 1205, tendo como referência a Praça Joaquim Montenegro, vizinha ao Largo do Sapo, no bairro Sitio Cafezal.
O projeto de restauro do casarão foi concebido pela arquiteta Fabiula Domingues. Ela realizou pesquisa sobre o imóvel em museus e arquivos históricos para resgatar a linha do tempo da edificação. Depois, em campo, realizou a raspagem da estrutura que sobrou para descobrir a cor original do casarão. Por um projeto 3D foi possível acompanhar como ficará o local após a recuperação.
CICLOVIA
De acordo com a Prefeitura, as obras de restauração da 1ª sede da Prefeitura terão investimentos de RS 800 mil. Já a ciclovia sobre a Ponte do Arco-Íris custará R$ 2,2 milhões.
A Ponte do Arco-Íris receberá uma ciclofaixa que se estenderá ao longo da via, abrangendo 350 metros lineares, no canteiro central. Um guarda-corpo nas cores do arco-íris percorrerá toda a extensão. No início da ciclofaixa, será reservada uma área de descanso e contemplação, equipada com bancos públicos, suportes para bicicletas, lixeiras e vegetação.
Fonte: Jornal Da Orla