PUBLICIDADE

7 truques do Android que você não usa, mas deveria testar | Sistemas Operacionais


O Android tem funções inteligentes que podem passar despercebidas pelos usuários. Um exemplo disso é a ferramenta Circule para pesquisar, presente nos modelos mais recentes da Samsung. Com a funcionalidade, é possível fazer buscas no Google somente circulando um conteúdo na tela, como imagens ou trechos de texto. Já a Proteção de Bateria limita a carga do celular para preservar a vida útil a longo prazo. Além disso, um truque que envolve o histórico de notificações pode ser usado para conferir mensagens apagadas no WhatsApp. Nas linhas a seguir, veja sete truques do Android que você provavelmente não usa, mas deveria testar agora mesmo.

🔎 7 funções indispensáveis do Android que todo mundo deveria usar
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

7 truques do Android que você não usa, mas deveria testar — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Google Fotos cheio, o que fazer? Participe no Fórum do TechTudo

7 truques do Android que você não usa, mas deveria testar

Os celulares Android oferecem funções úteis pouco exploradas pelos usuários. Confira, a seguir, os tópicos abordados na matéria.

  1. Circule para pesquisar
  2. Pasta Segura
  3. Proteção de Bateria
  4. Ler mensagens apagadas do WhatsApp
  5. Encontre Meu Dispositivo
  6. Transcrição ao vivo
  7. Esconder aplicativos

1. Circule para pesquisar

O Circule para pesquisar está disponível na linha Pixel, do Google, e em modelos recentes da Samsung. O truque possibilita buscar informações no Google somente desenhando um círculo com o dedo em qualquer parte da tela. A função combina comandos por gestos com inteligência artificial para reconhecer o conteúdo selecionado, seja texto, imagem ou até um elemento visual exibido em um vídeo. A partir disso, são apresentados resultados diretamente, sem precisar digitar ou tirar capturas de tela.

Com o tempo, a expectativa é que a tecnologia seja liberada para outras marcas e dispositivos compatíveis. Para usar, é preciso ter a função ativada no sistema. Depois disso, basta pressionar o botão central da barra de navegação, conhecido como “home”. A imagem será congelada e, com o dedo, você pode circular o item desejado. Em segundos, o Google exibirá os resultados mais relevantes relacionados àquela seleção, em uma janela sobreposta à tela original.

“Circule para pesquisar” permite buscar informações no Google apenas desenhando um círculo com o dedo em qualquer parte da tela — Foto: Reprodução/Samsung

O recurso nativo de alguns modelos da Samsung é útil para criar um espaço protegido no celular. Na pasta, o usuário pode guardar fotos, arquivos, aplicativos e outros conteúdos privadamente. O acesso é feito somente com senha, impressão digital ou reconhecimento facial, o que garante mais segurança para dados sensíveis. Para isso, é necessário abrir as configurações do Android, procurar pela seção de segurança ou biometria e tocar na opção “Pasta Segura”. Ao seguir as instruções, o sistema solicitará a criação de uma senha ou o uso de autenticação biométrica.

Caso o smartphone não conte com o recurso, a plataforma Files, do Google, possui uma função semelhante. Para usá-la, basta abrir o app Files, tocar na aba “Explorar” e rolar até encontrar a seção “Coleções”. Em seguida, vá para “Pasta Segura” e defina o PIN que será usado como chave de acesso. Depois disso, é só selecionar os arquivos que deseja proteger, tocar no ícone de três pontos e escolher a opção “Mover para Pasta Segura”.

Pasta segura é um “espaço protegido” dentro do celular, podendo guardar fotos, arquivos, aplicativos e outros conteúdos de forma privada — Foto: Julio Puiati/TechTudo

Esse é um recurso criado para preservar a saúde da bateria do celular ao longo do tempo. A função persiste em interromper o carregamento automaticamente quando a carga atinge 80%, atrasando o desgaste natural do componente. O método funciona porque as baterias de íons de lítio, que equipam a maioria dos aparelhos, tendem a se deteriorar mais rápido quando passam longos períodos totalmente carregadas ou descarregadas.

Além disso, esse tipo de proteção é especialmente útil para quem costuma deixar o celular carregando por horas, como durante a noite, ou trabalha sempre com o aparelho conectado à tomada. A função está disponível em muitos celulares Android, principalmente em modelos da Samsung. Para ativá-la, acesse “Configurações”, toque em “Bateria” e “Proteção da bateria”. Por fim, selecione a opção de carregamento desejada, como “Básico”, “Adaptativo” ou “Máximo”.

Proteção de bateria ajuda a preservar a saúde do dispositivo a longo prazo — Foto: Divulgação/Freepik (rawpixel.com)

4. Ler mensagens apagadas do WhatsApp

Embora o WhatsApp não ofereça uma forma nativa de ver mensagens apagadas, alguns celulares com Android permitem ativar o histórico de notificações, que registra o conteúdo. Com isso, mesmo que o remetente exclua o texto, ainda é possível visualizá-lo. Para usar o truque, o usuário deve abrir as configurações do celular, acessar “Notificações” e selecionar “Configurações avançadas”. Em seguida, vá para “Histórico de notificações”. A partir desse momento, toda nova notificação será registrada, incluindo recados que forem apagados. Para visualizar, basta voltar à mesma área do sistema e conferir o que foi recebido nos apps de mensagens.

“Truque” do Android permite visualizar as mensagens do WhatsApp apagadas pelo remetente — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

5. Encontre Meu Dispositivo

Essa ferramenta do Android permite localizar o celular em caso de perda ou roubo. Com a função, é possível rastrear a localização do aparelho em tempo real, bloqueá-lo, apagar todos os dados ou fazê-lo tocar no volume máximo, mesmo que esteja no modo silencioso. Para usar, o primeiro passo é abrir as configurações do dispositivo, tocar em Google e depois em Encontrar meu dispositivo. Após ativar o recurso, basta acessar o site google.com/android/find/ em qualquer navegador e fazer login com a conta Google associada ao celular. A partir disso, o usuário pode ver a localização do smartphone em um mapa e acessar os comandos de segurança remotamente.

Função “Encontre Meu Dispositivo” permite buscar celular perdido ou roubado — Foto: Reprodução/Gisele Souza

A Transcrição ao vivo é um recurso de acessibilidade que transforma falas e áudios reproduzidos no celular em texto na tela, em tempo real. A ferramenta é útil para pessoas com deficiência auditiva, mas também pode ajudar em situações práticas, como acompanhar conversas em ambientes barulhentos. Para ativar, o usuário deve entrar nas configurações do Android, acessar o menu de acessibilidade e procurar pela função “Transcrição ao vivo”. Depois disso, você verá um botão flutuante na tela. Ao tocar nele, o dispositivo começará a transcrever automaticamente qualquer som captado pelo microfone ou reproduzido pelo aparelho.

Transcrição ao vivo está no pacote de acessibilidade do Android — Foto: Julio/TechTudo

Ocultar aplicativos é um procedimento simples que pode aumentar a privacidade dos usuários de Android. Com essa função, é possível esconder plataformas da gaveta de apps, sem precisar desinstalar ou usar ferramentas de terceiros. O recurso é útil para proteger plataformas sensíveis, como apps bancários. Para usar, acesse “Configurações”, “Segurança e Privacidade”, “Privacidade” e “Espaço Privado”. Faça a autenticação com o bloqueio de tela do dispositivo ou configure um novo, caso você não tenha. No espaço privado, selecione “Instalar app”. Vale destacar que, por motivos de segurança, não é possível mover as informações de uma plataforma do espaço principal para o espaço privado.

Função nativa do Android permite que usuários “escondam” aplicativos sensíveis — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Veja também: Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT

Como descobrir quem parou de me seguir no Instagram? Conheça truque do ChatGPT



Fonte: TecMundo

Leia mais

PUBLICIDADE