Após fazer grande sucesso na televisão em 2023, além de vencer diversos prêmios no Emmy, The Last of Us retornará finalmente com a segunda temporada no próximo domingo, 13, quando HBO e Max lançarão o primeiro episódio, intitulado “Future Days” (em referência à música homônima da banda estadunidense de rock Pearl Jam).
Ao todo, o seriado, que adaptará o jogo de videogame The Last of Us Part II (2020), terá sete episódios. Até o momento, não se sabe se a nova fase adaptará completamente o game – e algumas cenas e acontecimentos podem ser deixados para a já confirmada terceira temporada.
A primeira season da adaptação conta com um elenco praticamente novo (apenas Merle Dandridge, que interpretou Marlene no primeiro jogo, reprisou o papel) em relação aos games, com nomes como Bella Ramsey (Ellie), Pedro Pascal (Joel), Nico Parker (Sarah Miller), Anna Torv (Theresa “Tess” Servopoulos), Nick Offerman (Bill), Melanie Lynskey (Kathleen Coghlan), Storm Reid (Riley), Gabriel Luna (Tommy) e Murray Bartlett (Frank).
Já o segundo ano conta com algumas novidades entre os atores e atrizes: Kaitlyn Dever (Abby Anderson), Isabela Merced (Dina), Danny Ramirez (Manny), Tati Gabrielle (Nora), Young Mazino (Jesse), entre outros. Jeffrey Wright reprisará o papel de Isaac Dixon, que interpretou em The Last of Us Part II.
Abaixo, veja seis grandes spoilers dos games que podem acontecer na segunda temporada de The Last of Us (aviso de possíveis spoilers importantes a seguir):
🔥🔥🔥#TheLastOfUs premieres Sunday at 9PM on @StreamOnMax. pic.twitter.com/175SM1s2ki
— The Last of Us (@TheLastofUsHBO) April 11, 2025
*Nota do editor: a lista a seguir foi feita com base EXCLUSIVAMENTE no jogo The Last of Us Part II. O redator não acessou nenhum episódio da segunda temporada antecipadamente.
A briga entre Joel e Ellie
O segundo jogo se passa cinco anos após os acontecimentos do primeiro jogo. Entre as narrativas, a relação entre mudou drasticamente. O que antes era um paralelo entre pai e filha virou algo frio e distante, com muito ressentimento. Mas, o que aconteceu?
Ao fim do primeiro game, quando Joel leva Ellie para a base dos Vagalumes para a criação da cura, ele descobre que os médicos precisariam matar a garota para conseguir o antídoto. Porém, o protagonista não aceita a morte da jovem, com quem construiu um belo relacionamento ao longo do trajeto deles até o local da organização. Então, ele mata todos que estavam no local e leva Ellie de volta, em segurança.
Quando acorda, ela pergunta o que aconteceu e Joel mente: os Vagalumes não conseguiram a cura e tinham diversas outras pessoas imunes lá. Ellie questiona se isso foi realmente verdade e ele volta a mentir. Desde então, a personagem fica magoada, afinal, o propósito de vida dela (salvar a humanidade) não deu certo.
Em determinado momento do flashback, o jogador descobre o motivo da briga entre os dois personagens principais. Ellie escapa de Jackson, comunidade segura liderada por Tommy, para ir até o hospital onde foi levada para construírem a cura. Ela encontra um local vazio, com algumas marcas de violência. Joel vai atrás dela, que o confronta novamente pela verdade. Dessa vez, ele conta toda a verdade. Magoada, Ellie decide romper imediatamente com aquele que considerava um pai e passou a evitá-lo em toda e qualquer ocasião.
No final de The Last of Us Part II, descobrimos que Ellie e Joel tiveram uma conversa honesta e ela decidiu perdoá-lo. No entanto, exatamente no dia seguinte, algo trágico acontece…
Joel morre (e traumatizou uma geração de jogadores de videogame) por vingança
Quando foi fazer uma ronda com o irmão, Tommy, Joel encontra um grupo de pessoas, liderado por Abby, que está cercada por uma horda de infectados, quase sem chance de escapar com vida. No entanto, a dupla intervém e salva eles.
Quando chegam em um ponto seguro, os irmãos se apresentam e falam os respectivos nomes. Então, os resgatados fecham a cara – e Tommy e Joel percebem que entraram em apuros. Eles nocauteiam Tommy e dão um tiro de escopeta na perna de Joel, que fica rendido.

Então, Joel descobre que Abby é, na verdade, filha do médico dos Vagalumes que era um dos responsáveis em fazer a cura e foi morto pelas mãos de Joel. Desde então, ela ficou cega por vingança e dedicou corpo e alma para encontrar aquele que assassinou o pai friamente.
Com Tommy nocauteado, Abby pega um taco de golfe e vai matando Joel lenta e dolorosamente. Enquanto é torturado, Joel é encontrado por Ellie, que rapidamente é rendida pelo grupo de inimigos e não chega a tempo de salvá-lo.
Cheio de hematomas e sangue no rosto, Joel tenta falar com Ellie, mas ele recebe um golpe fatal de Abby e perde a vida. Então, Ellie começa uma busca para matar a vilã e todos os amigos que participaram da morte do pai.
Novas facções
Se o primeiro jogo apresentou Vagalumes e Caçadores, The Last of Us Part II revela duas grandes ameaças nesse universo: The Washington Liberation Front (WLF, criada por dissidentes dos Vagalumes) e os Serafitas (também chamados pejorativamente de Cicatrizes).
Quem faz parte da WLF? Abby e o grupo que a ajudou a matar Joel a sangue-frio. O grande líder do grupo é o impetuoso Isaac. Já os Serafitas são uma organização religiosa e mais conservadora: todos os integrantes possuem uma grande cicatriz no rosto e vestem uniformes parecidos, com uma hierarquia definida.

Dina está grávida!
Desde o começo do segundo jogo, fica subentendido que Ellie e Dina tiveram algum envolvimento amoroso no passado. Porém, elas desenvolvem algo mais profundo no game. Após terminar namoro com Jesse, Dina fica solteira novamente e dá um beijão de novela em Ellie em uma festa em Jackson – e no dia seguinte ocorre a morte de Joel.
Quando sai em busca de vingança pela morte de Joel, Ellie pretendia ir sozinha, mas se surpreende quando Dina decide acompanhá-la.
Os dias passam e Dina começa a agir de modo diferente. Um enjoo aqui, um vômito ali, uma indisposição acolá. Quando as duas se estabelecem em um cinema abandonado, Dina revela para Ellie que está grávida de Jesse. Além disso, neste mesmo arco narrativo, Ellie ainda revela que é imune.

Novos tipos de infectados
Como sempre, as continuações (sejam de jogos, filmes, séries ou livros) precisam expandir o conceito daquilo que foi apresentado no começo da franquia.
Em The Last of Us Part II, os jogadores são apresentados a dois novos tipos de infectados pelo fungo Cordyceps. Porém, apenas um deles deve aparecer na segunda temporada, visto que o outro aparece apenas mais para o final da continuação.
No meio do jogo Ellie precisa enfrentar um Trôpego, considerado o quarto estágio da evolução do fungo ao lado do Baiacu. A diferença é que o novo monstro tem uma concentração de esporos na cabeça ao invés do corpo todo.
Já a parte da história de Abby mostra a personagem o infectado mais letal visto em toda franquia: O Rei dos Ratos, fundido por diversos infectados que estão vivos desde o começo do apocalipse. Em Part II, o monstro está preso em um hospital, que começou a tratar as primeiras pessoas que foram infectadas em 2013 (a continuação se passa por volta de 2038).
Com uma grande estatura, tanto de comprimento quanto de largura, O Rei dos Ratos é formado por dezenas de braços e pernas – e até desvencilha alguns infectados para atacarem Abby.
Mortes (muitas mortes)
O primeiro jogo de The Last of Us tem algumas mortes, mas a contagem aumenta muito na continuação, cuja adaptação também deve mostrar o destino fatal de alguns personagens. Para não nos alongarmos muito, vamos apenas listar nomes, sem dar o contexto. Eles devem ser:
- Joel
- Isaac
- Jesse
- Jordan
- Leah
- Manny
- Mel
- Owen
- Nick
- Nora
- Yara
+++LEIA MAIS: A personagem de Alien: Romulus inspirada por The Last of Us Part II
+++LEIA MAIS: Catherine O’Hara conta detalhes sobre sua personagem em The Last of Us e relação com Pedro Pascal
+++LEIA MAIS: Pedro Pascal revela mais detalhes sobre a 2ª temporada de The Last of Us: ‘Arriscados’
+++LEIA MAIS: The Last of Us, com Pedro Pascal e Bella Ramsey, é renovada para a 3ª temporada
+++LEIA MAIS: Que horas estreia a 2ª temporada de The Last of Us, com Pedro Pascal e Bella Ramsey?
Fonte: rollingstone.com.br