PUBLICIDADE

5 revelações de Tony Iommi sobre os dias finais de Ozzy Osbourne


Tony Iommi concedeu sua primeira entrevista desde a morte de Ozzy Osbourne. O vocalista do Black Sabbath faleceu na última terça-feira, 22, aos 76 anos. Já o guitarrista conversou com o ITV News na quarta, 23.

Conforme transcrição do Blabbermouth, Iommi abordou uma série de assuntos relacionados aos últimos dias de Osbourne. Os dois se reuniram para o show de despedida do Sabbath e de Ozzy solo, no megafestival Back to the Beginning, em 5 de julho — 17 dias antes do cantor nos deixar.

Veja, a seguir, 5 revelações feitas pelo guitarrista e único membro a participar de todas as formações do Black Sabbath sobre os tempos finais do vocalista.

5 revelações de Tony Iommi sobre os dias finais de Ozzy Osbourne

1) A última mensagem de Ozzy, que morreu subitamente

“Foi um choque [saber da morte de Ozzy]. Quando soube, não consegui entender, pensei ‘não pode ser’. Havia recebido uma mensagem dele no dia anterior. Parecia irreal, surreal. À noite comecei a pensar: ‘meu Deus, será que estou sonhando com tudo isso?’. Na mensagem ele dizia que estava cansado e sem energia. Pensei: ‘oh, Deus’. Era muita coisa para ele fazer [no Back to the Beginning].”

Ozzy Osbourne, vocalista do Black Sabbath e solo, em 2024 – Foto: Jeff Kravitz / FilmMagic

2) Ele não estava bem nos ensaios do show final

“Ele não parecia bem durante os ensaios [do Back to the Beginning]. Acho que ele realmente se esforçou muito para fazer aquele show. Conversei com Geezer [Butler, baixista] sobre isso ontem à noite, que ele se esforçou mesmo para fazer, e logo depois disso se despediu dos fãs.”

3) Como Ozzy estava no dia do show

“Ele foi para o camarim dele, eu fui para o meu, Geez para o dele, etc. E então ele veio. Depois, ele chegou em uma cadeira de rodas, que o levou até lá para se despedir de nós e bater um papo. Ele parecia estar bem. Ele gostou. Até perguntou: ‘correu tudo bem, não foi?’. E eu concordei.”

Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, em 2025
Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, em 2025 – Foto: Samir Hussein / Getty Images for Live Nation UK

4) “Comovido e frustrado”

“Acho que Ozzy ficou, ao mesmo tempo, comovido e frustrado [com o show final]. Porque ele queria se levantar. Dava para ver que ele estava tentando se levantar. Mas, sim, aquilo significou tudo para ele. Foi para isso que nos preparamos: para aquele grande final em que ele, bem como nós, pudéssemos ver todas as pessoas, encerrando daquela forma. Mas não esperávamos perder Oz tão rápido. Não esperávamos que ele fosse embora tão rápido, na verdade. Bem, não esperávamos nem mesmo que ele fosse embora. Então foi um choque.”

5) Relembrando os bons tempos nos ensaios

“Conversamos sobre os bons tempos quando estávamos no estúdio, ensaiando [para o último show]. Sentamos no sofá e ficamos todos falando sobre os velhos tempos, na verdade. Porque você sempre se lembra disso. Você não consegue se lembrar do que aconteceu ontem, mas consegue se lembrar do que aconteceu há muito tempo. Foi isso que ficamos fazendo. Conversávamos sobre todas as coisas que aconteceram. ‘Lembra disso, quando fizemos isso?’. Foi ótimo. Nos reunimos novamente, como era lá atrás. E ter o Bill [Ward, baterista afastado desde 2005] lá também. O Bill [risos] — quer dizer, o Bill é o Bill [risos]. Ele nunca mudou. Nós dizíamos: ‘não tire a camisa, Bill, por favor’ [risos].”

Tony Iommi e Ozzy Osbourne com o Black Sabbath, 1978
Tony Iommi e Ozzy Osbourne com o Black Sabbath, 1978 – Foto: Gus Stewart / Redferns

A morte de Ozzy Osbourne

A causa do falecimento não foi divulgada. Sabe-se, no entanto, que a saúde do cantor estava fragilizada há anos, devido a uma série de problemas de saúde — incluindo Parkinson, cujo diagnóstico foi revelado ao público em 2020.

Em comunicado enviado à imprensa, a família do artista declarou:

“É com mais tristeza do que palavras podem expressar que temos que informar que nosso querido Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor.”

Em seguida, complementou:

“Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento.”

Despedida de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne nos deixou apenas 17 dias após a realização de seu show de despedida com o Black Sabbath e em carreira solo. O festival Back to the Beginning contou ainda com participações de Metallica, Guns N’ Roses, Gojira, Tool, Slayer, Anthrax, entre vários outros nomes.

LEIA TAMBÉM:

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE