PUBLICIDADE

5 filmes para quem gostou de ‘Uma Batalha Após a Outra’


Poucas coisas se comparam à sensação de terminar um grande filme e ficar com o desejo de “quero mais”. Essa é exatamente a experiência que o novo filme de Paul Thomas Anderson (PTA), Uma Batalha Após a Outra, tem proporcionado ao público.

A obra, estrelada por Leonardo DiCaprio (Titanic), é uma daquelas experiências difíceis de encaixar em uma só caixa: é um suspense político com toques de comédia ácida e um drama familiar com uma trilha sonora inesquecível.

Se você foi um dos que saíram impactados da sessão e está procurando por obras que provoquem a mesma sensação, você veio ao lugar certo. A Rolling Stone Brasil uma lista com cinco filmes que, de diferentes formas, compartilham o mesmo DNA de Uma Batalha Após a Outra. Seja pela direção ambiciosa, pela mistura ousada de gêneros, pelo comentário social afiado ou pelas viradas de roteiro inesquecíveis, estas são as próximas paradas obrigatórias para a sua maratona. Confira!

Django Livre (2012)

Se a escala épica, a tensão palpável e a trilha sonora impactante de Uma Batalha Após a Outra conquistaram você, então a jornada de vingança de Quentin Tarantino em Django Livre é a sua próxima parada obrigatória. No filme, acompanhamos Django (Jamie Foxx, Baby Drive), um escravo libertado por um caçador de recompensas alemão (Christoph Waltz, Bastardos Inglórios) que o ajuda na perigosa missão de resgatar sua esposa das garras do brutal fazendeiro Calvin Candie (Leonardo DiCaprio).

A conexão entre os dois filmes vai além da grandiosidade da história. Assim como Paul Thomas Anderson, Tarantino usa a música de forma magistral, com cada canção explodindo na tela para ditar o tom e a energia da cena. Visualmente, a direção é um espetáculo à parte, com uma fotografia belíssima e composições de cena que transformam tanto a violência crua quanto a jornada do herói em uma verdadeira obra de arte.

Onde assistir: Amazon Prime Video (exige complemento).

Parasita (2019)

A principal conexão entre Parasita e o filme de PTA está na mistura de gêneros e surpreender o público com um poderoso comentário social. O premiado filme de Bong Joon-ho nos apresenta à família Kim, que vive em um porão sujo e planeja se infiltrar na luxuosa casa da ingênua família Park. Um a um, eles assumem falsas identidades para trabalhar na mansão, mas o que eles não sabem é que a casa esconde um segredo sombrio que levará seus planos a consequências trágicas.

Assim como em Uma Batalha Após a Outra, o longa sul-coreano transita de forma brilhante entre o drama, a comédia de humor ácido e o suspense claustrofóbico, usando cada gênero para aprofundar sua crítica a temas atuais.

Onde assistir: Globoplay.

Vicio inerente (2014)

Seria impossível não incluir outro filme do próprio Paul Thomas Anderson na lista, afinal, quem gosta de uma obra tende a querer explorar toda a filmografia do diretor. E embora não seja um de seus filmes mais famosos, Vício Inerente é talvez o que mais se aproxima espiritualmente de Uma Batalha Após a Outra. Na trama, Joaquin Phoenix (Coringa) estrela como Doc Sportello, um detetive particular chapado que navega pela contracultura da Los Angeles de 1970 e se vê envolvido em uma teia de conspirações bizarras ao investigar o desaparecimento de uma ex-namorada.

A “vibe” compartilhada entre os dois filmes não é coincidência: ambos são baseados na obra do recluso autor Thomas Pynchon, o que explica a trama complexa, o ritmo acelerado e o humor peculiar que permeia a narrativa. A presença de Benicio Del Toro em ambos os elencos só fortalece essa conexão, tornando Vício Inerente uma porta de entrada interessante para o resto do universo fascinante (e às vezes mais sério) deste ótimo diretor.

Onde assistir: HBO Max.

Os Infiltrados (2006)

Se a direção impecável e a tensão crescente de Uma Batalha Após a Outra te deixaram vidrado na tela, então Os Infiltrados, a obra-prima de Martin Scorsese que finalmente lhe rendeu o Oscar, é uma escolha certeira. O filme nos joga em uma Boston dividida pela máfia irlandesa, onde um policial novato, Billy Costigan (Leonardo DiCaprio), recebe a missão de se infiltrar na gangue do chefão Frank Costello (Jack Nicholson). Ao mesmo tempo, Colin Sullivan (Matt Damon), um criminoso que ascendeu na polícia, atua como espião para Costello.

A conexão entre os filmes está no domínio da direção. Scorsese, assim como PTA, constrói um jogo de gato e rato tão envolvente que a hora passa e você nem percebe. A tensão aqui é movida pela paranoia constante da espionagem, com ambos os protagonistas vivendo sob o medo de serem descobertos a qualquer momento. Além disso, o filme compartilha um humor ácido e diálogos afiados, que servem como um breve alívio antes de mergulhar o espectador de volta sequencias de suspense de tirar o fôlego.

Onde assistir: Disponível em aluguel digital.

Joias Brutas (2019)

Se o que mais te marcou em Uma Batalha Após a Outra foi a sensação de ansiedade crescente e a tensão que não te deixa respirar, Jóias Brutas vai te levar ao limite. Neste aclamado filme dos irmãos Safdie, Adam Sandler (Um Maluco no Golfe) entrega a atuação de sua carreira como Howard Ratner, um joalheiro de Nova York viciado em apostas que arrisca tudo em uma opala rara enquanto foge de agiotas furiosos, numa corrida desesperada contra o tempo.

A conexão aqui é puramente sensorial. A genialidade do filme está em como ele te prende na tela: a tensão não vem de uma sobrecarga de informações, mas de um roteiro tão bem construído e de um personagem tão caótico e fascinante que é impossível desviar o olhar. Assim como no longa de PTA, você não descansa um segundo.

Onde assistir: Netflix.

LEIA TAMBÉM: Todas as músicas da trilha sonora de ‘Uma Batalha Após a Outra’


Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE