PUBLICIDADE

5 descobertas sobre o futuro do Iron Maiden — Vai acabar? Vem ao Brasil?


Por mais que esteja com uma turnê anunciada, o Iron Maiden tem gerado dúvidas de alguns fãs em relação ao seu futuro. Como será o próximo ano da banda? Eles retornam ao Brasil? Com a aposentadoria de Nicko McBrain, existe algum planejamento para encerrar atividades?

Um comunicado divulgado pelo grupo na última semana responde a algumas destas perguntas. Entrevistas de integrantes também abordam certas questões.

Vale lembrar: o Maiden tem viajado o globo com a turnê comemorativa Run for Your Lives. Celebrando os 50 anos de fundação da banda, a excursão traz repertório temático, focado apenas nos nove primeiros álbuns — da estreia de 1980 até Fear of the Dark (1992).

Confira a seguir!

5 descobertas sobre o futuro do Iron Maiden

1) 2026 com muitos shows — incluindo Brasil

Quem estava com dúvida em relação à agenda do Iron Maiden em 2026 pode ficar tranquilo. A ideia é que o grupo passe a maior parte do ano que vem na estrada.

A Run for Your Lives começou no último mês de maio, na Europa, por onde se esticou até agosto. Na última semana, os músicos anunciaram uma extensão da agenda no Velho Continente, com mais datas entre maio e julho de 2026.

Todavia, o itinerário não ficará restrito ao continente europeu. A ideia é levar o espetáculo para outras regiões que não foram visitadas até o momento, como Américas do Norte e do Sul. Segundo o comunicado, “muitas outras partes do mundo” serão confirmadas em breve.

O Brasil, claro, deve estar na rota. Em entrevista à TV Globo, o vocalista Bruce Dickinson — que nos visitou no início deste mês para se apresentar solo no festival paulistano The Town — garantiu:

“No ano que vem, podem esperar: nós voltaremos para a América do Sul. Não posso dizer quando, mas nós voltaremos.”

A ideia é que o grupo retorne ao país no segundo semestre de 2026.

O mascote Eddie durante show do Iron Maiden em Londres, 2025 – Foto: Jo Hale / Redferns

2) Simon Dawson segue na banda

Quando confirmou a aposentadoria de Nicko McBrain dos palcos, o Iron Maiden revelou que seu baterista de longa data, membro desde o fim de 1982, continuaria na formação — só deixaria de excursionar com os colegas. Simon Dawson (British Lion, The Outfield) foi anunciado “para o ano de 2025”, sem ter sua permanência garantida.

Ao menos em relação a 2026, os fãs devem esperar pelo retorno de Dawson. De acordo com o baixista e líder Steve Harris, o baterista está mantido para os shows do ano que vem.

“Estamos todos adorando a turnê Run for Your Lives. Os fãs têm sido incríveis, o repertório está perfeito para o 50º aniversário, o show é indiscutivelmente o melhor de todos os tempos e a procura por ingressos foi incrível, com ingressos esgotados em praticamente todos os lugares e mais de um milhão de fãs presentes. Então, pensamos em fazer mais alguns shows na Europa antes de seguir para outras partes do mundo no final do ano. É claro que Simon Dawson se juntará a nós mais uma vez como baterista, e tanto ele quanto toda a banda gostariam de agradecer aos nossos fãs pela recepção fantástica que vocês deram a ele na primeira parte.”

Simon Dawson (Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto para o site IgorMiranda.com.br)
Simon Dawson (Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto para o site IgorMiranda.com.br)

3) Sem shows em 2027

Se o ano que vem terá agenda cheia para o Iron Maiden, não espere o mesmo em relação a 2027. Rod Smallwood, empresário de longa data do grupo, revelou que a agenda ficará zerada após o fim de 2026, com o encerramento dos compromissos finais.

“Para todos os nossos fãs fora da Europa, definitivamente não nos esquecemos de vocês. Temos alguns grandes anúncios chegando depois para 2026. Tenham certeza de que visitaremos o máximo de vocês possível no ano que vem, antes que a banda tire uma merecida pausa da estrada em 2027.”

O período, inclusive, será aproveitado por Bruce Dickinson para lançar seu próximo álbum solo. O vocalista deve, ainda, realizar shows divulgando o material.

Bruce Dickinson, do Iron Maiden - Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto para Rolling Stone Brasil
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, durante show solo no The Town – Foto: Leca Suzuki @lecasuzukiphoto para Rolling Stone Brasil

4) Novo DVD será gravado

É tradição para o Iron Maiden gravar trabalhos ao vivo de suas turnês. Por exemplo, o registro mais recente, Nights of the Dead, Legacy of the Beast: Live in Mexico City (2020), captura a turnê anterior, Legacy of the Beast.

Desta vez, o público recebeu a garantia de que a turnê Run for Your Lives também ganhará um registro, não apenas em áudio, como também em vídeo. As gravações acontecerão em Paris, no dia 22 de junho de 2026. Rod Smallwood comenta:

“Os fãs também notarão que tocaremos novamente na Paris La Défense Arena numa segunda-feira, 22 de junho, depois de já termos tocado lá duas noites com ingressos esgotados este ano, para 75 mil fãs… mas há um bom motivo para isso! Sabemos que vocês estavam pedindo, então vamos filmar este show especial para vocês e para a posteridade! Escolhemos um estádio coberto para ver o melhor da produção e também um ótimo público, como sabemos que Paris é e sempre foi para nós. Então, decidimos voltar a Paris e esperamos que os fãs de lá ainda queiram nos ver! Este será o nosso 31º show em Paris, sempre foi um show especial desde que visitamos o local pela primeira vez com o Kiss em 1980!”

Steve Harris durante show do Iron Maiden em 2025
Steve Harris durante show do Iron Maiden em 2025 – Foto: Per Ole Hagen / Redferns

O empresário revelou que o uso de celulares será proibido nesta apresentação. Ao longo de toda a turnê, a banda tem recomendado que os fãs não utilizem os aparelhos, mas neste caso haverá uma parceria com a empresa Yondr para restringir os smartphones por completo.

“Foi realmente especial ver que a grande maioria dos nossos fãs apreciou e respeitou nosso pedido para limitar severamente o uso de celulares em nossos shows, idealmente mantendo-os apenas no bolso o tempo todo, especialmente nas áreas de pé em frente ao palco. […] Embora incentivemos nossos fãs a seguirem esse exemplo novamente, especificamente em Paris nós trabalharemos com a Yondr, empresa que cria espaços sem celulares, onde os fãs receberão uma bolsa segura com cadeado que permite que você mantenha seu celular com você o tempo todo. Eles facilitarão esse processo para o benefício de vocês, nossos maravilhosos fãs, e tenho certeza de que, como todos nós, vocês não vão querer assistir à gravação resultante com várias telas de celulares na cena. Portanto, para ajudar nossa equipe de filmagem, deixaremos o enorme salão do La Défense completamente livre de celulares para garantir que o show — e, claro, todos vocês na plateia — pareçam o mais fenomenais possível diante das câmeras!”

5) Não há planos para acabar

Chegando a 50 anos de fundação, o Iron Maiden poderia estar planejando encerrar as atividades. Tem quem cogite que Senjutsu (2022) seria o álbum final e a Run for Your Lives, a última turnê. Todavia, ao menos segundo os integrantes, não há o menor desejo de parar.

Em entrevista de 2024 ao Music Radar (via site Igor Miranda), Steve Harris afirmou:

“É incrível que essa banda exista há 50 anos. Quando você realmente pensa sobre isso, é insano. Quantas músicas fizemos, quantos  álbuns, quantas turnês… é muito louco. E é fantástico ver tantos jovens na plateia agora. […] Amo tocar com as duas bandas — Maiden e British Lion — porque gosto de me manter ocupado. Estou sempre fazendo alguma coisa. Ao morar em Bahamas, pensei que isso poderia me ajudar a relaxar um pouco. E isso me fez relaxar um pouquinho. Mas assim que chego em casa, já estou pensando na próxima turnê. E isso é ótimo, porque é o que eu amo fazer.”

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

Iron Maiden na capa: a Rolling Stone Brasil lançou uma edição de colecionador inédita para os fãs da banda de heavy metal. Os maiores álbuns, a lista dos shows no Brasil, o poder do merchadising do grupo e até um tour pelo avião da banda você confere no especial impresso, à venda na Loja Perfil.

Rolling Stone Brasil especial: Iron Maiden

 

+++ LEIA MAIS: Bruce Dickinson tem 3 brasileiros em seu ‘novo’ disco; falamos com um deles
+++ LEIA MAIS: A curiosa razão que fez Rock in Rio 1985 ser o melhor, segundo Bruce Dickinson
+++ LEIA MAIS: As 6 melhores linhas de baixo de Steve Harris, segundo o próprio
+++ LEIA MAIS: Janick Gers explica por que se movimenta feito doido no palco

+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram


Igor Miranda (@igormirandasite)
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE