A 36ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo, que acontece entre os dias 21 e 31 de agosto em São Paulo, traz 253 filmes de 60 países e uma homenagem à fundadora Zita Carvalhosa, falecida em julho deste ano.
A mostra especial Zita Carvalhosa, Mulher de Cinema reúne uma seleção de curtas realizados pela produtora, destacando seu pioneirismo como mulher em um campo marcado pela predominância masculina e seu papel fundamental na construção do festival. Idealizada no contexto dos 30 anos da Associação Cultural Kinoforum, a mostra destaca também a atuação de Zita como produtora de curtas-metragens de relevância histórica e artística.
O evento traz títulos internacionais inéditos e aguardados no país como: Que Bom Que Você Morreu, ganhador da Palma de Ouro em Cannes; Quem Ama o Sol, vencedor de Melhor Curta na mostra Orizzonti do Festival de Veneza; Bandeira Vermelha, estrelado por Damien Bonnard; Vovó Nai Tinha Seus Favoritos, de Chheangkea, vencedor do Prêmio do Júri de Melhor Ficção Internacional em Sundance;12 Momentos Antes da Cerimônia de Hasteamento da Bandeira, de Zhizheng Qu (China), recebeu o Segundo Prêmio na seção La Cinéf de Cannes 2025.
A Mostra Brasil apresenta os inéditos Homenagem A Kiarostamie Mensagem de Sergipe,os dois últimos curtas de Jean-Claude Bernardet; e a estreia nacional de Filme Sem Querer, de Lincoln Péricles, um dos nomes mais importantes do cinema de periferia de São Paulo. Ainda entre os curtas nacionais se destacam Vênus Visitou São Paulo, de Socorro Lira, que conta com a presença do Padre Júlio Lancellotti; Bela Lx-404, de Luiza Botelho, última atuação da atriz Léa Garcia; A Cabana, de Bárbara Sturm, com a atriz Dira Paes no elenco, entre outros.
A produção recente da América Latina é celebrada na Mostra Latino-Americana, que traz Akababuru: Expressão De Espanto, de Irati Dojura (Colômbia), que ganhou menção honrosa no Festival de Berlim; James, de Andres Rodríguez (Guatemala), filme integrante da seleção oficial do Festival de Veneza, Entre Tormentas, de Fran Zayas, que conta com produção executiva de Spike Lee.
O evento ainda traz os programas especiais 25 anos do manifesto Dogma Feijoada, que avaliam a luta por um cinema feito e pensado por cineastas negros e traz um debate com a presença de alguns dos idealizadores do manifesto lançado dentro da edição do ano 2000 do Kinoforum, como Jeferson De, Lilian Solá Santiago e Noel Carvalho. Os programas especiais incluem ainda uma sessão dedicada inteiramente ao cinema de animaçãor ealizados por mulheres do Leste Europeu; O Som no Cinema, que destaca o protagonismo do som dentro da narrativa cinematográfica, entre outras.
O Kinoforum vai além da exibição de filmes e promove atividades paralelas que integram o público e os profissionais do audiovisual, entre eles está o Curta & Mercado, que reúne debates, encontros e rodas de conversa focados na circulação, financiamento e comercialização de curtas-metragens, fortalecendo a profissionalização do setor. Informações e programação completas estão no site do festival.
LEIA TAMBÉM:‘Antes do Amanhecer’, com Ethan Hawke e Julie Delpy, terá sessões especiais em São Paulo
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Flow
- O Brutalista
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- F1: O Filme
- Superman
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
- Amores Materialistas
- A Melhor Mãe do Mundo
- Uma Sexta-Feira Mais Louca Ainda
- A Hora do Mal
Fonte: rollingstone.com.br